15 de mai. de 2020

Hermès Hermessence Cardamusc - Avaliação Perfume


Aparentemente com a saída de Jean Claude Ellena a Hermès decidiu sair em partes da sua zona de conforto. Isso não significa, entretanto, que a marca saiba o que esteja fazendo. Com a perfumista in-house Christine Nagel na melhor das hipóteses a Hermès tem conseguido expandir o passado com sucesso - exemplos são a Eau de Rhubarbe, Eau de Citron Noir, Terre d'Hermes Vetyver Intense e os flankers da família Eau des Merveilles. Na pior das hipóteses ela tem atirado em várias direções, jogando na parede conceitos que não parecem casar com o seu estilo para ver se algo pega.

É difícil entender para qual público exatamente Cardamusc e Musc Pallida se volta. A Hermès parece ignorar que é muito difícil vender perfumes em óleo para o ocidente, bem como passar por cima da associação de musks e perfumes baratos propondo justamente um perfume em óleo de 400 dólares feito principalmente de musks em contraste com outro material que dá nome à composição. Ao mesmo tempo, Cardamusc não parece o tipo de musk em óleo que poderia vender bem para o público árabe.

Nagel diz se inspirar em fazer algo que nunca fez e propor uma overdose de cardamomo em um perfume que não seja masculino mas isso parece ficar mais no discurso do que na prática. Ela também parece fingir que Voyage d'Hermés nunca existiu, visto que a forma como ela faz a combinação de cardamomo e musk aqui parece uma versão anabolizada da mesma ideia presente no Voyage. Entretanto, o que poderia funcionar bem é afogado em escolhas bizarras de alta qualidade que apontam um gerânio mal arredondado e que as vezes dá aroma de banheiro à composição.

Em outros momentos há rente a pele um aroma esquisito de talco floral amendoado, algo enjoativo e que me faz lembrar em talco de farmácia e de mercado, daqueles que não são caros e nem parecem ser caros. É uma combinação tão esquisita e desconexa de nuances e elementos que além de não me parecer valer 400 dólares eu fico me perguntando o que a perfumista e a grife tinham na cabeça para lançar isso.