18 de mai. de 2020

Hermés Hermessence Musc Pallida - Avaliação Perfume



Com uma abundância de perfumes em todos as faixas de preço e com uma convergência nos temas olfativos nos mais distintos segmentos de perfumaria é bem fácil de se questionar até que ponto você está realmente pagando e recebendo por uma experiência olfativa luxuosa. A ideia de que você paga caro pela nobreza dos materiais envolvidos é em partes uma mentira da perfumaria. Mas o mundo da perfumaria sempre foi feito de mentiras e a verdade é que queremos ser enganados por boas mentiras contadas de maneira convincente.

Em Musc Pallida a Hermès faz justamente isso, cria uma mentira/fantasia de preciosidade com relação a um dos materiais mais caros da perfumaria, a iris. Ainda que boa parte dos perfumes que a população conhece seja baseada em excelentes reproduções sintéticas o mito do preço absurdo e da nobreza da iris aliada ao seu status histórico permite facilmente uma boa narrativa de preciosidade. E aqui a marca não desperdiça isso com uma execução esquisita como a que é feita em Cardamusc.

Musc Pallida talvez seja uma das melhores criações de Nagel dentro da Hermès até o momento, uma das poucas que permite a perfumista executar seu talento de criações orientais, só que dessa vez orientada à estética minimalista ao redor da iris e do musc. A perfumista cria uma iris nobre, equilibra e radiante na pele, uma que é envolvida por muscs que a enaltecem e criam uma sensual segunda pele ao redor da iris.

Musc Pallida é um perfume de facetas e segredos e um que trás a ideia de um ouro líquido indo além da iris. Certamente há uma qualidade boa de iris aqui, mas usada de maneira moderada para não dar um ar vegetal e terroso à composição. A marca parece utilizar de maneira secundária materiais nobres como feno e mimosa, dando nuances florais amendoadas e com toques de mel e que emanam uma aura dourada levemente oriental e perfeita para o que é entregue na pele.

Eu não acredito que de fato Musc Pallida justifique seu preço por causa da nobreza da iris, mas certamente é um perfume que vende isso de uma maneira convincente. Talvez o único senão é justamente a formulação em óleo e o tamanho - um dos melhores perfumes da Hermès desses últimos anos merecia um formato que atraísse mais vendas e mais popularidade.