13 de mai. de 2020

Lubin Aristia Sarmate - Avaliação Perfume


O Sexto integrante da coleção Aristia, Sarmate acaba se beneficiando de uma coleção desconexa entre execução, conceito e posicionamento de mercado e isso o destaca como um perfume interessante. É um dos poucos da coleção que ainda que não entregue nada de novo na temática de Oud ainda sim acaba trazendo uma execução interessante.

Talvez um senão no que é entregue aqui é a história confusa que a Lubin parece contar, utilizando uma visão que não deixa claro se a marca os considera Guerreiros contra ou a favor do Império Romano. Os Sarmátas foram um povo iraniano provavelmente descendente de amazonas e  citas. Os Sarmátas não tinham ferro e ainda sim desenvolveram maneiras armas de guerra de maneira engenhosa e desenvolveram peitorais de Guerra a partir dos casos das éguas que eles sacrificavam para os deuses locais. 

Aristia Sarmate de certa forma apresenta uma versão mais polida e glamurizada da ideia, o que garante que o perfume seja contemporâneo e fácil de usar mas ao mesmo tempo o priva de uma conexão mais profunda com o que é entregue. O perfume utiliza o Oud para fazer a conexão com um povo selvagem e utiliza o couro para representar seus cavalos e suas armaduras de couro. Entretanto quem espera um couro muito animálico e oleoso ou um oud muito desafiador irá cair do cavalo.

Essas nuances acabam sendo mais uma espécie de distração ou de introdução a um aroma oriental e resinoso, a parte da composição que retrata as resinas que eram utilizadas nos bálsamos das crinas dos cavalos. A Mirra e o estoraque dão um aroma adocicado e incensado e que é complementado pelo lado amadeirado do cedro e pelo aspecto mais oriental e exótico do lado especiado (açafrão e noz moscada) e do leve aspecto frutado maduro (Davana).

Infelizmente como outros da coleção Aristia Sarmate também não se comporta como um verdadeiro parfum ou extrato, tendo uma performance mediana na pele. Isso acaba sendo compensado pela harmonia e sinergia que é entregue. Ainda sim, para uma coleção que prometia o melhor e o excepcional da perfumaria Sarmate só se destaca pois boa parte do que é entregue em Aristia é bem mediocre.