22 de mai. de 2020

Mendittorosa Talento - Avaliação Perfume



A história por trás da criação desse perfume da Mendittorosa parece exemplificar justamente o que ele homenageia, de que o Talento quando protegido e nutrido floresce da maneira que menos se espera. A ideia surgiu quando Stefania percebeu que ao derrubar algumas pétalas de menta em um vaso de rosas isso passou a nutrí-las e fazer com que elas crescessem de maneira mais forte e resistente. E isso fez a diretora criativa da marca refletir justamente de como precisamos do Talento para crescer e qual seria o cheiro do Talento.

Eu diria que há alguns objetivos muito bem amarrados nessa criação da marca. O primeiro deles é uma continuação de conciliar estruturas olfativas mais diretas sem perder a essência da marca. O segundo deles é honrar a inspiração olfativa de Stefania e criar um perfume de menta e rosas onde o aroma refrescante de menta conduz a um desabrochar floral de uma rosa bem natural. E o terceiro deles está relacionado a citação que a marca associa ao perfume "Talento é uma fonte sempre brotando com novas águas".

A escolha de aldeídos e menta na saída de Talento cria uma experiência sensorial interessante, algo borbulhante, fresco e intenso que parece transmitir justamente a sensação de água brotando ao mesmo tempo que altera a dinâmica usual de aldeídos servindo para ressaltar cítricos. Os aldeídos também ajudam a tornar mais leve a rosa que rapidamente começa a florescer, ancorada no gerânio para transmitir o lado mais verde e mentolado dela. Conforme o perfume continua a progredir na pele uma direção mais chypre vai se delineando, com aspectos terrosos e de musgo tratados de uma maneira mais macia, com um pé nas madeiras e outro nos musks.

Talento de maneira geral me faz pensar numa evolução do perfume Le Mat em uma direção mais transparente, sendo capaz de manter o lado mais clássico e robusto mas tornando a composição mais versátil e fácil de ser usada. É um design olfativo coeso entre todos os seus elementos, luxuoso em todos os detalhes e interessante em como equilibra simplicidade e exuberância. É dos perfumes recentes da marca o mais bem sucedido em levar a Mendittorosa em um novo território sem enfraquecer sua essência - Talento é basicamente a menta para a delicada e fértil rosa criativa da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commentários/Comments