20 de mai. de 2020

Thera Cosméticos Aspen - Avaliação Perfume Contratipo (Van Cleef & Arpels Tsar)


Link de compra

Com Aspen a Thera cosméticos resgata inesperadamente um clássico da perfumaria masculina, o perfume Tsar. O desafio de criar um contratipo desse clássico gira em torno tanto da reformulação como justamente das associações com outros perfumes que se inspiraram em Tsar. O aspecto da reformulação é certamente o mais difícil de ambos - Tsar foi criado em uma época com menos restrições regulatórias e trazer sua fórmula de volta envolve um desafio de substituição e equilíbrio da fórmula para que seja capaz de manter a semelhança e ideia do original.

Levando isso em consideração, ainda que haja diferenças entre o original e o contratipo Aspen se saí muito bem em capturar a aura masculina clássica e herbal do perfume fougére Tsar. Fico na dúvida se algumas mudanças são efeitos dos anos de maceração da minha referência do clássico Tsar ou se a Thera adequou o perfume tanto para modernizá-lo como para adequá-lo a uma base mais ampla de consumidores. O fato é que o que é feito aqui não desrespeita a essência do original.

Aspen abre de uma maneira mais cítrica e leve que o original, pondo mais ênfase num aroma que me remete a bergamota e limão e que honra uma saída clássica fougére. O aspecto mais herbal e aromático demora mais tempo para aparecer e põe mais ênfase nas ervas do que no pinho, que acaba não se destacando tanto.

Na última etapa da evolução o couro soa mais moderno e há toques de um material ambarado mais seco e contemporâneo, porém a ênfase continua sendo nas madeiras no aroma terroso e úmido de musgo. A performance permanece fiel a do original, com boa duração e projeção, e as maiores diferenças só são perceptíveis quando comparado lado a lado com a inspiração, sinal de um excelente trabalho da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commentários/Comments