25 de mai. de 2020

Thera Cosméticos Effie - Avaliação Perfume Contratipo (Chanel Coco Mademoiselle)


Perfume disponível em: https://rb.gy/24v8ot
Decant disponível na Guido Decants: https://rb.gy/35gq5p

Há uma escolha muito interessante e acertada da Thera em dar o nome de Effie ao seu perfume inspirado no Coco Mademoiselle. Effie é uma abreviação da palavra grega Euphemia e ambos significam uma pessoa polida, que fala de maneira educada e refinada. Polido é uma boa definição para este chypre moderno que já é um clássico da perfumaria contemporânea, bem como é uma boa explicação para o seu sucesso entre os perfumes femininos atuais. E a homenagem feita pela Thera em Effie preserva fidedignamente essas características do perfume.

Effie se destaca entre as boas reproduções do Coco Mademoiselle justamente por preservar seu equilíbrio e elegância, mantendo seu refinamento. O perfume equilibra muito bem as 3 partes do Coco Mademoiselle que o fazem um chypre moderno tão influente e querido: a saída cítrica de nuances frutadas, o corpo floral que é sensual e ao mesmo tempo elegante e o fundo de nuances amadeiradas e adocicadas e com o patchouli luminoso de um chypre moderno.

A principal diferença que sinto em Effie em relação a sua referência olfativa é uma maior ênfase na parte floral do perfume. A saída cítrica e frutada é bem presente e perceptível, porém o corpo de jasmim e rosa ganha mais ênfase e leva Effie para um caminho um pouco mais sensual e intenso. A parte chypre moderna e as nuances amadeiradas permeiam o perfume da mesma maneira que o original, entretanto na pele o lado mais brilhante/canforado do patchouli de fato só é ressaltado nos últimos momentos da evolução.

Ainda sim esses são detalhes que não tiram o refinamento e elegância da composição e não impactam no nível de semelhança olfativa de Effie - é provável que só os narizes mais treinados ou os mais fanáticos pelo Coco Mademoseille percebam isso. Sua excelente fragrância e seu grau de similaridade certamente justificam sua posição entre os mais vendidos da marca.