25 de mai. de 2020

Thera Cosméticos Gautan - Avaliação Perfume Contratipo (Parfums de Marly Pegasus)


Frasco disponível na Thera Cosméticos:https://rb.gy/40hwhr
Decand disponível na Guido Decants: https://rb.gy/32aldv

Gautan é uma das apostas da Thera Cosméticos para um grupo de pessoas que busca similares de perfumes menos comerciais e mais exclusivos, apostando então na fragrância Pegasus da casa Parfums de Marly. É interessante o como o nome escolhido para essa inspiração da uma dica de como foi construída tal inspiração: Gautan é uma variação do ancestral nome indiano Gautam que é utilizado para representar o sol e junta duas palavras do Sânscrito que separadamente significam escuridão e luz brilhante.

Em Gautan a Thera Cosméticos mira tanto em trazer um grau de similaridade satisfatório ao perfume Pegasus como ao mesmo tempo faz adaptações para que ele tenha menor rejeição entre o público masculino que desconheça o original. Por isso, a marca foca justamente em um equilíbrio entre a parte mais densa e escura da composição e a parte mais leve e brilhante. Para isso, boa parte do centro floral e luminoso do perfume Pégasus é deixada de fora.

Essa mudança na dinâmica torna Gautan um perfume mais amadeirado e mais conservador, mas ainda sim bem ousado para um público mais massificado, principalmente pela presença de um aroma de amêndoas amargas e um toque especiado exótico de cominho. As amêndoas ainda que mais discretas e menos medicinais são evidentes e persistentes na composição, mas elas acabam abrindo espaço para um aroma mais cítrico e amadeirado brilhar.

Da forma como Gautan é construído o perfume perde parte de seu dinamismo, com a parte intermediária de lavanda e jasmim ficando bem mais sutil, mais apoiada na lavanda e conduzindo mais rapidamente para o fundo amadeirado na pele. Nessa fase o perfume mantém o aroma seco de sândalo e parece também sugerir um aroma amadeirado de vetiver que ajuda a criar a ilusão de extender parte do cítrico até a fase final do perfume na pele. Ainda que seja um perfume mais conservador e menos exuberante Gautan traduz muito bem a dualidade de luz e escuridão e ainda sim cria um aroma masculino exótico, intenso e de performance muito boa.