26 de jun. de 2020

Avon Artistique Magnolia En Fleurs - Avaliação Perfume


Um perfumista que exemplifica muito bem como é possível trabalhar com diferentes orçamentos e segmentos de perfumaria é Maurice Roucel. Roucel basicamente já trabalhou para todos os segmentos da perfumaria, tendo feito desde um perfume para gatos (Oh My Cat) até uma perfumaria de nicho bem exclusiva (Shalini). E Maurice Roucel é capaz de criar muito bem tanto com um orçamento mais restrito quanto com um mais generoso e podemos ver claramente isso em seu Rochas Man versus Bond No 9 New Haarlem, perfumes que possuem propostas similares trabalhadas de maneiras diferentes.

É interessante e apropriado que Maurice então ressalte no seu lançamento Magnolia en Fleurs que "Por trás da arte há a técnica que deve ser dominada perfeitamente". Isso aliado a presença de liberdade criativa permite que o perfumista seja capaz de criar belos perfumes independente da faixa de preço a ser vendida. E em Magnolia en Fleurs ele entrega uma boa obra, fechando com sintonia o trio de fragrâncias artísticas da avon.

Magnolia en Fleurs propõe um floral fresco inspirado no desabrochar das flores nos dias de verão inspirado em uma de suas memórias pessoais em Paris. Assim como Iris Fetiche e Patchouli Indulgence temos uma composição complexa que vai além de uma mera reprodução da flor na qual se inspira. Magnolia en Fleurs combina delicadas nuances cítricas de limão com um toque floral branco e cremoso mais típico de perfumes de magnolia. De fundo nuances de jasmim e gardênia parecem dar a complexidade de um jardim de flores na primavera, ao passo que as notas de musk e madeiras ambaradas na base criam algo mais robusto e que ajuda a sustentar e dar uma aura meio amadeirada ao floral fresco e delicado.

Ainda que todos os perfumes sejam vendidos como femininos é possível encaixá-los em uma categoria unissex, com uma exploração mais completa e complexa das flores que foge da sensualidade caricata e saturada que temos muitas vezes em florais femininos. Cada perfumista exemplifica muito bem suas habilidades e parece de fato contar uma história que parte de perspectivas pessoais e encontra um equilíbrio com uma abordagem mais massificada. Isso não é fácil de fazer e que a Avon tenha se comprometido 100% nesse projeto é impressionante. Essas são fragrâncias que facilmente poderiam ser adaptadas para serem vendidas por 200-300 dólares mas que são oferecidas ao público por uma fração disso.