29 de jun. de 2020

Avon Elixirs of Love Falling in Love with Neroli & Iris, First Date of Turkish Rose e A Mariage of Jasmine & Tuberose - Avaliações Perfumes



Na metade de 2020 a Avon continua a dar passos na direção de uma perfumaria mais sofisticada, elegante e exclusiva. Isso parece direcionado principalmente nos territórios Europeus onde a marca tem uma imagem de maior prestígio, diferente do que acontece nas Américas. Depois de lançar a coleção Artistique a marca se volta para uma das suas franquias de maior sucesso, a linha Today Tomorrow Always. Com Elixirs of Love a Avon continua a celebrar a magia do amor e das flores dentro dessa coleção, só que pondo mais ênfase em uma temática de nicho, em materiais preciosos e no trabalho autoral do perfumista.

Dessa vez temos o renomado Rodrigo Flores-Roux,perfumista senior da Givaudan e que já trabalhou para Tom Ford, Donna Karan, Arquiste, Calvin Klein, Aedes de Venustas, entre outros de vários segmentos da perfumaria. De maneira similar ao que acontece na coleção Artistique Rodrigo possui liberdade para trabalhar as nobres flores de cada fragrância e contar uma narrativa de amor que soa luxuosa e coerente. Temos aqui fragrâncias onde que mais uma vez passariam como criações de prestígio ou de nicho caso fossem testadas cegamente e isso é uma surpresa positiva da Avon.

O mais tradicional dos 3, Falling in Love with Neroli & Iris conta o início dessa narrativa de amor. Rodrigo Flores Roux escolhe retratar a flor de laranjeira pela sua extração mais pura e delicada, a do Neroli. A iris acaba sendo uma coadjuvante no aroma clássico e cítrico de laranjeira, que remete ao aroma floral branco e limpo, capturando como o perfumista ressalta o lado mais feliz do amor. É algo atemporal, elegante e bem direto no aroma, uma narrativa de Neroli contada em diversos perfumes mas que na criação da Avon também é contada com elegância, equilíbrio e a um excelente custo/benefício.

First Date of Turkish Rose continua o amor puro e inocente que é contado em Falling in Love With Neroli & Iris. De certa forma é o centro da criação ao retratar o amor por uma das flores mais icônicas relacionadas ao amor. Aqui nem a Avon e nem o perfumista poupam recursos e entregam um floral de rosas digna de uma perfumaria árabe luxuosa. Temos uma rosa com nuances frutadas e licorosas onde as frutas e outras flores giram ao seu redor. O sândalo, baunilha e musks estendem a flor em uma direção amadeirada com um leve toque adocicado e mantém a aura oriental e romântica da composição.

A Mariage of Jasmine & Tuberose encerra com exuberância a narrativa de amor e celebra um final feliz desse amor. Aqui o perfumista reproduz um bouquê floral branco, equilibrando o lado mais narcótico e exuberante do jasmim e da tuberosa para capturar o aroma das pétalas brancas, como se as flores fossem utilizadas no casamento. Ainda que o jasmim tenha o lado frutado o seu aroma que remete mais a pétalas brancas é ressaltado aqui, como se o perfumista tivesse usado o Jasmim Grandiflorum e reproduzido o lado cítrico e verde da Tuberosa. Como outras criações da linha o foco é em uma reprodução rica e multifacetada das flores e as outras notas giram ao redor das mesmas, com baunilha, musk e ambar criando um contorno exótico e aconchegante para as ricas flores. As 3 fragrâncias surpreendem pela alta qualidade das flores, pela riqueza de detalhes e pela naturalidade que as flores são retratadas. Por 25-30 euro isso é uma grande pechincha.