18 de jun. de 2020

Natura Biografia Masculino Versão 2019 - Avaliação Perfume


É raro que casais de perfumes sobrevivam juntos por tanto tempo como alguns dos casais mantidos pela Natura. O mais comum é que apenas um dos perfumes acabe fazendo sucesso e se mantendo no mercado e por isso é tão interessante que a Natura se dedique a manter a qualidade e coerência de seus casais mais clássicos. O perfume Biografia masculino é tão bom e relevante quanto seu par feminino e recebeu o mesmo tratamento que busca revitalizar e resgatar a excelência de suas primeiras versões.

Eu acho interessante que se você contextualizar o lançamento do Biografia masculino ele foi um perfume de certa forma avançado para sua época. Os anos 90 são marcados por fragrâncias que exploraram tanto os aromas aquáticos como a combinação conhecida como novo frescor, que pode ser exemplificado pelo perfume Cool Water e pela sua versão nacional, Boticário Quasar. Aqui temos uma fragrância que explora o aroma amadeirado do vetiver de maneira central e por estar de certa forma à frente do seu tempo é um perfume que continua relevante até hoje.

O trabalho que a natura faz na formulação atual do Biografia Masculino é justamente o de resgatar o protagonismo do vetiver e o de exaltar as facetas cítricas e especiadas da saída. É mais uma mudança estética e cosmética do que profunda, mas um rejuvenescimento que exalta o que há de melhor na fórmula. A saída perde o frescor ultrapassado dos anos 90 e 2000 e ganha ênfase no contraste entre o aroma picante e fresco do gengibre e o lado cítrico do limão.

O Vetiver se destaca de maneira mais rápida e suas nuances são refinadas para que o lado mais amadeirado se ressalte e as nuances emborrachadas que remetem a couro não apareçam. Há um toque atalcado bem discreto que complementa muito bem a parte cítrica e amadeirada e arredonda o perfume como um todo. É como se a Natura fizesse uma versão remasterizada e em full-hd de um de seus clássicos, entregando um excelente perfume nacional de vetiver para que o público possa redescobrí-lo e ver o seu verdadeiro valor.