22 de jun. de 2020

Perfume de Nicho - 5 Perguntas e Respostas




Imagem: Loja espanhola Niche Perfumes

01) O que é Nicho?

Resposta: um mercado de nicho é uma porção dimensionável e focada de um mercado de negócios mais amplo. Empresas que atuam dentro de um mercado de nicho procuram atender a demandas únicas do consumidor por meio de serviços e produtos especializados. Negócios de nicho procuram criar receitas e lealdade com consumidores cuja suas demandas principais são ignoradas pelas grandes empresas.

02) O que é Perfumaria de Nicho?

Resposta: Ainda que a indústria de perfumaria procura glamourizar por meio do marketing, perfumaroa de nicho nada mais é do que um segmento da indústria de perfumaria que procura atender as demandas mais específicas do consumidor e que são ignoradas pelo segmento mais comercial e massificado da perfumaria. Assim como outros negócios de nicho a perfumaria de nicho procura fidelizar o consumidor com perfumes que atendam a gostos mais específicos do mercado. Por esse foco em uma demanda mais específica perfumes de nicho costumam ser encontrados em um número menor de pontos de venda e costumam ter um foco maior na experiência ofertada ao consumidor como um todo.

03) Perfumaria de Nicho é algo novo?

Resposta: ainda que o interesse e a lucratividade da perfumaria de nicho tenham aumentado nos últimos anos suas origens predatam o final da década de 70. É nesse momento que as marcas começam a focar cada vez mais no marketing e propaganda para vender um perfume para um número cada vez mais amplo de pessoas. Isso levou a uma queda no preço destinado para a fórmula do perfume e a uma redução na criatividade e liberdade do perfumista. Insatisfeitos com essa mudança pessoas como Yuri Gutsatz (Le Jardin Retrouvé) e Jean-François Laporte (L'Artisan Parfumeur) criaram negócios que procuravam retornar às origens da perfumaria e atender ao consumidor de uma maneira mais criativa e menos massificada. Com o avanço da massificação da perfumaria na década de 90 e 2000 mais nomes e marcas foram surgindo e moldando o mercado de nicho como conhecemos hoje. Podemos citar como empresas que ajudaram a moldar esse mercado: Frederic Malle, Le Labo, Serge Lutens, Annick Goutal, Montale, Tom Ford, Creed, Bond No 9, Roja Dove entre outros.

04)O que define um perfume de nicho?

Resposta: A definição depende do ponto de vista. Para a indústria de perfumaria é conveniente posicionar um perfume de nicho como uma experiência exclusiva e que explora materiais mais nobres e raros, o que facilita moldar a percepção do consumidor. Para o consumidor desse segmento um perfume de nicho é visto como um produto superior e exclusivo que se destaca dos perfumes mais comerciais, ditos designer. Para a definição de negócio, um perfume de nicho basicamente é um que não atende uma demanda massificada da indústria, sendo por isso uma das características mais importantes para sua definição a quantidade de pontos de venda limitados.

05)Por quê um perfume de nicho é tão caro?

Resposta: há três motivos principais que tornam um perfume de nicho mais caro em relação a um perfume comercial. O primeiro deles acontece pois quanto maior a produção de um produto menor tende a ser o seu custo de produção por unidade. Um perfume de nicho acaba focando em um grupo menor de pessoas e por isso tem uma produção menor, o que eleva o custo de produção. O segundo motivo poderia ser definido como uma necessidade do negócio, de utilizar materiais sintéticos e naturais de melhor qualidade para que seja possível produzir uma perfumaria mais criativa e que atenda às demandas do consumidor. E o terceiro deles advém de uma forma de posicionamento desse tipo de perfumaria, algo que foi tomando forma conforme o conceito se popularizou. Hoje um perfume de nicho custa caro também pois é uma maneira de tornar esse produto exclusivo e luxuoso de forma que o consumidor consiga o ver (merecidamente ou não) como um produto que de fato atenda suas demandas mais específicas.