Critérios de Avaliação


Atualização em 14 Agosto 19

Para facilitar o entendimento as notas passaram a variar de 0-10 em vez de 1-5. Uma categoria que foi esquecida na atualização anterior foi acrescentada: perfume contratipo. Para essa categoria entendo que os usuários buscam aspectos distintos e por isso os pesos e critérios mudam. Em vez de conceito entra o grau de similaridade e em vez de aspecto técnico entra a performance (similar a aspecto técnico mas considerando apenas rastro e fixação). Olfativo continua o mesmo, porém valendo 40% em vez de 50%

UPDATE 10 Julho 19: Simplificando o processo de avaliação e categorização, o aspecto Apresentação deixa de compor a nota do perfume e os aspectos Técnicos e Conceituais passam a valer 25% cada. As categorias por faixa de preço deixam de existir e em seu lugar passa a ser listado o preço oficial do fabricante (para perfumes importados oficialmente valerá o preço dos varejistas no Brasil). A nota por faixa deixa de existir e passa a ser listado para o perfume as seguintes categorias:

Comercial Nacional
Comercial Importado
Comercial Exclusivo
Nicho
Nicho Independente

Nicho Artesanal
Contratipo

Fim da atualização


Até o presente momento tenho feito avaliações sem dar uma nota final para os perfumes, pois não via como poderia fazer isso de uma maneira justa. Tenho pensado na forma como meu processo de avaliação evoluiu ao longo dos anos bem como o meu entendimento da perfumaria como um todo e resolvi testar uma forma de oferecer notas que pontuem o raciocínio e análise que eu fiz para chegar no meu texto final. A princípio esses serão os critérios, que irão de 1 a 5.

1 - Insatisfatório
2- Regular
3 - Bom
4 - Otimo
5 - Excelente.

Os critérios são:
Aspectos Conceituais - pontua o quanto o perfume entrega o que promete. Avalia desde a coerência do press release até a coerência das notas apresentadas e do nome do perfume.

Aspectos Olfativos - pontua o perfume independente do conceito. Avalia a progressão entre saída, coração e fundo, harmonia das notas e acordes apresentados, o quão inovador ou batido o aroma construído é.

Aspectos técnicos - avaliação de fixação e projeção. Lembrando que tal aspecto depende de características pessoais (oleosidade da pele, temperatural corporal) bem como aspectos ambientais (temperatura, umidade, condicionamento do ambiente).

Apresentação - sabemos que perfume é um produto abstrato quando se trata do aroma em si e que apresentação é um aspecto importante e que influencia o consumidor final. Entrará na avaliação do perfume.

Nota Final independente da faixa: é uma combinação de todos os 4 critérios. Considera 50% para os aspectos Olfativos, 10% para Apresentação, 20% para aspectos técnicos e 20% para os aspectos conceituais.

Nota Final considerando a Faixa: é uma maneira de pontuar o perfume de acordo com a faixa de preço praticada sem descontos. Considera 6 Faixas

Faixa 1 - Até 150 reais
Faixa 2 - Entre 150 e 300 reais
Faixa 3 - Entre 300 e 600 reais
Faixa 4 - Entre 600 e 1000 reais
Faixa 5 - Entre 1000 e 2000 reais
Faixa 6 - Acima de 2000 reais

Um perfume que tenha falhas em determinados aspectos poderá ter um aumento na sua nota final se entregar algo que seja compatível com até 1 ou 2 faixas de preço superiores à faixa praticada.