30 de mar. de 2020
Thera Cosméticos Munique - Avaliação Perfume Contratipo (Mugler Alien)
Uma vantagem de avaliar projetos como Munique por diferentes critérios é a de conseguir ser o mais justo possível com um produto de qualidade e bom preço mesmo que ele peque em algum quesito. Isso muitas vezes não é um problema da marca em si e sim uma dificuldade que o perfume a ser reproduzido apresenta. Em alguns casos é uma questão de performance (como fazer determinados cítricos fixarem), outros é uma simplicidade olfativa da ideia original. E talvez o mais impactante para quem espera uma alternativa de alta fidelidade é a questão da similaridade.
O mesmo que acontece com o Prada Candy aparece acontecer com o perfume Alien de Thierry Mugler, mostrando-se um perfume que é difícil de ser reproduzido. Algo crucial no aspecto exótico e extravagante desse clássico feminino se perde quando se fazem adaptações, o que talvez indique a presença de materiais sintéticos que só a casa de fragrâncias que desenvolveu Alien possui e que por isso quem tenta fazer uma versão é obrigado a encontrar substitutos. Munique assim o faz e certamente entrega um floral ambarado exótico e intenso mas que escapa em algum detalhe do alien original.
Curiosamente essa percepção do Munique também se altera com dias de calor e frio, provavelmente pois no calor o jasmim evapora de uma maneira muito mais intensa da pele e distorce a percepção do aroma, dando um aspecto floral mais artificial à composição. O aroma meio ambarado, úmido e luminoso do alien está aqui e é entregue com excelente execução, mas o jasmim e o aroma frutado de uva sugerem de maneira mais distante o perfume original. De certa maneira, isso em dias frios equilibra o aroma do Alien: Munique não apresenta aquele aroma espesso e doce de uva que conduz o perfume ao aroma de jasmim depois de um tempo na pele. O jasmim de Munique tem um aspecto meio verde também e que remete ao cheiro do chá de jasmim combinado com uma aura secundária mais limpa e que remete a roupa lavada (talvez a presença de algum acorde de laranjeira).
Se não fosse necessário considerar a similaridade com o Alien tradicional Munique pontuaria melhor ainda e se uma Natura ou Boticário lançasse tal perfume como criação própria certamente teria seu público cativo como um floral exótico de boa performance e boa complexidade. Quem espera uma reprodução literal e com o aroma floral de uva do Alien pode se decepcionar aqui, porém quem não espera isso recebe uma ótima versão do Alien pelo preço que paga.
Postado por
Henrique/Rick


Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Alien,
Contratipo,
Mugler,
Thera Cosméticos