9 de abr. de 2020
L'Envie Parfums - Introdução à Marca
Dentro do mercado de perfumaria brasileiro a até alguns anos atrás era difícil pequenas marcas quebrarem a hegemonia de mercado da Natura e Boticário. Por isso muitas empresas investiam em um mercado de perfumaria que é lucrativo e abre mais espaço para competidores, o de aromatização de ambientes.
A L'Envie surgiu nesse contexto, lançada em 2011 e se destacando, segundo a marca, justamente na perfumaria para ambientes. O nome da marca deriva da palavra em francês que significa "com vida", "desejo", "cobiça". A marca se posiciona como acreditando que as fragrancias são uma representação da vida e de que seu objetivo é almejar a mais alta qualidade nos produtos e no atendimento, com busca constante por novidades.
Me chama a atenção que a L'Envie pareça mirar, como em outras empresas, numa perfumaria mais exclusiva e de nicho mas ao mesmo tempo pareça presa nas realidades comerciais e massificadas que ainda fazem parte da perfumaria nacional brasileira. Outra coisa que fica evidente na marca e até mesmo pelo nome é a definição de sua identidade pelas tendências internacionais em vez de criar uma imagem que reflita as suas raízes brasileiras.
O mais óbvio seria apontar isso no nome, que é derivado de uma palavra em francês, mas isso fica evidente de uma maneira mais profunda em sua imagem. O Logo da L'Envie parece claramente inspirado em o de uma marca francesa, Diptyque, as temáticas soam como uma variação das temáticas dos perfumes da Diptyque. Mesmo a apresentação da marca parece ir na mesma linha minimalista e clássica da marca francesa.
Ao mesmo tempo, há algo mais massificado na apresentação dos perfumes da L'Envie que acaba remetendo a gigante do fast-fashion Zara. É uma mescla meio estranha de frascos coloridos, simples e com ares de perfumaria de massa que não casa totalmente com a imagem importada e sofisticada que a marca deseja criar.
Numa avaliação rápida isso parece se refletir também nos perfumes, criando um mix curioso de criações mais arriscadas e criativas com outras que são mais do mesmo, apenas com nomes pomposos e descrições caprichadas. A partir da semana que vem começo a analisar um por um de todos os perfumes existentes na marca até o momento.
Postado por
Henrique/Rick


Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
L'Envie Parfums