13 de ago. de 2020

Avon Individual Blue - Avaliação Perfume



Individual Blue é um dos perfumes da avon para o qual eu sempre olhei com ares de preconceito. A sua campanha juvenil e frasco e nome azul me influenciava a esperar um perfume aquático, fresco e sem personalidade ou substância. Ou sentí-lo recentemente também não me vi inclinado a usá-lo, sentindo diretamente na amostra um cheiro que me remetia a creme de barbear barato.

Entretanto perfumes surpreendem quando contam suas histórias na pele e ao separá-lo para uso em um dia mais fresco pude então finalmente ver seu charme. Individual Blue é em sua essência um fougere clássico, desses estilo barbearia, mas é um que tenta equilibrar seu lado mais senhoril e old-school para ter um apelo maior. E é aí que mora talvez o seu charme.

A fragrância gira basicamente ao redor do frescor aromático e um pouco mentolado da estrutura fougere, acrescentando especiarias e madeiras de maneira complementar a principal ideia. Em dias quentes o aroma mais mentolado e o aspecto das ervas vem a tona de maneira mais intensa ao passo que me dias mais frios esse lado se equilibra com a lavanda e um toque quente de pimenta e cravo da índia.

A Base é simples, direta e eficaz, uma mistura de sândalo e musk que cria um aspecto amadeirado cremoso e aconchegante. A forma como ela é construída ajuda a modernizar a ideia e não tornar senhoril, trazendo uma cremosidade amadeirada discreta e macia. Individual Blue pode não ser um perfume de grande performance mas dado seu preço acessível é uma composição que entrega bastante pelo que é cobrado. O curioso é que por mais que seu aroma fougere seja "comum" hoje ele se destaca como algo diferente entre os perfumes amadeirados, cítricos, frutados e adocicados que estão a venda.