20 de ago. de 2020

Guerlain Aqua Allegoria Winter Delice - Avaliação Perfume


Winter Delice foi lançado em 2005 logo no começo da concepção da linha Aqua Allegoria, 2 anos após os 5 primeiros inaugurarem essa linha que pretendia mostrar uma Guerlain mais moderna, simples porém bem feitas. É talvez um dos poucos que não é nomeado com nenhuma das essências que vão nele; em vez disso, ele captura a aura invernal e Natalina do hemisfério Norte e é uma recriação do ambiente herbal e seco de uma floresta de pinheiros.

Condizente com o perfil da linha, Winter Delice não possui pequenos detalhes ou complexidades que levam tempo para entendê-lo; ele é simples e direto em sua aura invernal, natalina e que por não ser densa ou saturada o permite ser usado em temperaturas um pouco mais quentes também. Em estilo, Winter Delice me remete ao aroma de um Serge Lutens, Fille en Aiguilles, ao começar com um aroma amadeirado, herbal seco, de nuances incensadas, esfumaçadas, cuja a sobriedade e naturalidade do aroma me remete mesmo de fato a uma floresta de pinheiros.

O que cria a aura mais natalina e familiar é a base que o envolve e que traz o aroma do pinheiro para dentro da celebração, como se esse, apesar de guardar em si a alma da floresta, estivesse inserido em um contexto de aromas abaunilhados e açucarados que remetem a doces festivos sendo preparados dentro de um ambiente quente e aconchegante. Como vemos esse ambiente mais próximo do pinheiro em si do que das guloseimas, ele é apenas sugerido, envolve o olfato em breves momentos adocicados para depois se dissolver no incenso e madeira.

Winter Delice possui uma fixação e rastro médios, uma característica comum a linha Aqua Allegoria, uma excelente harmonia e um perfume condizente com sua inspiração, e que seria muito bem vindo caso a grife resolvesse trazê-lo novamente, mesmo que fosse como uma edição natalina comemorativa.