4 de ago. de 2020

Houbigant Fougere Royale Parfum - Avaliação Perfume



Até o início da década passada eram poucos os perfumes masculinos que existiam em parfum, a mais intensa de todas as concentrações e a que as grifes costumam caprichar na matéria-prima utilizada. Em 2010 a grife francesa Houbigant ao relançar uma versão modernizada do Fougere Royale adicionou uma luxuosa versão parfum ao seleto grupo disponível a homens que prezam a qualidade e a riqueza e estão dispostos a pagar por isso. A versão parfum difere de outros parfums disponíveis no mercado por não apenas intensificar e deixar mais luxuoso a base, mas por tornar mais evidente e complexo a abertura também.

Fougere Royale é um luxo clássico do começo ao fim, bem mais perceptível nos detalhes em cada fase. Isso já começa com uma interessante saída cítrica e verde, com um toque floral de camomila que confere um aroma floral seco a ele. A lavanda, um importante elemento do acorde fougere, aparece junto com um gerânio de altíssima qualidade, formando juntos um coração herbal, de aspectos mentolados,um sofisticado floral verde sutil e algo discreto de especiarias.

Conforme evolui, a lavanda se encaminha para uma modificação ao estilo baunilha e o patchouli a complementa. Este já é evidente desde a abertura, com um aroma terroso e canforado, mas ele se torna perceptível mesmo no final da composição e é possível perceber que é um patchouli de qualidade, complexo, de pequenas nuances, bem combinado com a lavanda. A fava tonka é utilizada de forma interessante nesse perfume, conferindo um aspecto amendoado que as vezes se torna principal para se misturar ao patchouli e a lavanda e só depois de um tempo retornar novamente ao foco do perfume.

O que mais me intriga em Fougere Royale na concentração Parfum é uma nuance de couro que não existe na versão normal e que parece ser produzido pela combinação de notas na pele, o que lhe confere um aspecto ainda mais sofisticado a concentração. Essa versão é um interessante exercício de restauração luxuosa sem restrição nenhuma de custo a uma das famílias masculinas mais clássicas e o resultado final é o equivalente de uma bela e clássica melodia que revela detalhes interessantes ao ter sua qualidade de som restaurada nos mínimos aspectos. Para quem procura algo clássico, sofisticado e que o preço não é um problema, é um bom candidato a se considerar.