18 de ago. de 2020

Profumum Dulcis in Fundo - Avaliação


A marca italiana Profumum Roma transforma nesse caso uma expressão italiana num delicioso e direto aroma gourmand. Dulcis In Fundo é o equivalente em português a "Por último, porém não menos importante" e que quando lida literalmente significa algo como "O Doce vem ao final da refeição".

O Doce olfativo pode não corresponder, nesse caso, ao preço do cardápio mas seu aroma funciona em sua simplicidade e harmonia. Nos é oferecido um dueto harmonioso de baunilha e frutos cítricos, um cremoso e doce mousse de baunilha com uma calda de adocicadas laranjas. Em nenhum momento elas possuem um aroma amargo ou cítrico-borbulhante, delas é extraído com precisão o aspecto mais suculento e doce da fruta, estendido provavelmente por algum musk com nuances cítricas e adocicadas para passar a ilusão de um cítrico duradouro.

A cremosa baunilha se revela aos poucos, e nela é possível perceber algum ingrediente secreto da casa, não revelado nas notas mas que dá um toque levemente esfumaçado, e amadeirado que balanceia a baunilha sem roubar-lhe a cena, permitindo que seu doce e cremoso aroma seja a estrela dessa sobremesa olfativa. Dulcis in Fundo entrega um gourmand para fãs de gourmands e com seu aroma mostra que o mais gostoso é deixado por último e que vale a pena esperar.