29 de set. de 2020

Natura Essencial Mirra Masculino - Avaliação Perfume

 


A princípio é intrigante que a Natura lance um perfume oriental em época de Verão e calor porém a dupla Essencial Mirra parece vir justamente para celebrar o Natal e para ser uma aposta ousada da marca. A Marca trás essa dupla sobre a narrativa de um encontro da mirra, cultuado ingrediente nobre da perfumaria e associado ao nascimento de Jesus, com o que a marca tem chamado de Mirra Brasileira, que a marca não deixa clara mas pesquisando pela internet é possível supor que é o nosso Breu Branco. 

Essencial Mirra Masculino é basicamente uma "mistura do Brasil com o Egito", um encontro da nossa rica biodiversidade com uma das essências mais clássicas e atemporais da perfumaria. É um grande risco da marca visto que esse estilo de oriental mais tradicional não faz parte do que está nas prateleiras no momento e a Mirra não é uma nota conhecida e celebrada no momento, diferente do que aconteceu com o Oud quando a marca lançou o bem sucedido Essencial Oud.

Do ponto de vista comercial é difícil saber se esse risco vai valer a pena mas do ponto de vista artístico e conceitual a marca mais uma vez não deixa a desejar. A Mirra é o centro da composição do começo ao fim, trazendo um aroma resinoso, incensado e levemente adocicado e frutado e que é de fato ancorado na doçura e no aroma resinoso do breu branco. Benjoin e ambar parecem entrar junto para compor uma aura atemporal e clássica de resinas fumegantes e aromáticas.

Isso poderia tornar o perfume denso e difícil de usar porém a marca consegue calibrar muito bem a intensidade dos protagonistas. Há um aspecto cítrico que no calor se mostra mais intenso mas que em temperaturas amenas serve mais para equilibrar a composição. Um toque de especiarias que remete a cravo e canela arredonda a composição complementando o toque exótico da ideia. 

É como se a marca tentasse trazer uma ideia mais típica da atual perfumaria de nicho para algo mais equilibrado, mais "comercial" e que é novidade para boa parte do público brasileiro. É uma aposta ousada, muito bem concebida e que mostra a marca na vanguarda da perfumaria nacional, sem medo de desafiar o público a conhecer algo novo e muito bem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commentários/Comments