15 de out. de 2020

In The Box Sauvegy - Avaliação Perfume Contratipo (Dior Sauvage)

 

Adquira o decant com 5% de desconto (PDDEGUIDO5): https://rb.gy/lup3a9
Adquira o perfume: https://rb.gy/fpmkun


Ainda que tenha sido lançado recentemente na In The Box Sauvegy já estava a algum tempo em projeto pela marca, esbarrando em uma dificuldade de similaridade. Dior Sauvage é uma daquelas fragrâncias que por mais que seja simples e fácil de agradar não é fácil de reproduzir literalmente - junto com materiais naturais e sintéticos disponíveis ao mercado há um tipo de Ambroxan (Ambrox Super) produzido pela Firmenich e que não é vendido ao mercado, só sendo possível de ser utilizado caso você desenvolva a fragrância com a própria Firmenich (caso da Dior).

Cada contratipo ou similar acaba abordando essa questão de diferentes maneiras, com muitos optando pelo caminho de reproduzir com mais fidelidade a saída e corpo da fragrância e garantir maior projeção e fidelidade nessa fase, mesmo que comprometa a evolução. O caminho encontrado pela In The Box e que levou um tempo foi o justamente de garantir a similaridade em todas as fases da composição, até mesmo nos últimos momentos. A marca consegue contornar a indisponibilidade do material cativo emulando ele por uma mistura inteligente das moléculas disponíveis no mercado (Ambrox, Ambrox Dl e Cetalox).


O Resultado é que Sauvegy vem sendo apontado como um dos melhores contratipos do Sauvage, entregando uma fragrância em um alto nível de similaridade por um preço mais acessível. Particularmente diria que as coisas que mudam inclusive favorecem para que o perfume seja mais agradável e confortável na pele. Sauvegy abre com um dose generosa de bergamota, um leve toque de fougere  e com a proporção correta de pimenta preta e pimenta sichuan. A lavanda é trabalhada de uma maneira um pouco menos estridente, perdendo o aroma de lustra móveis/cheiro de sabão em pó. Ela é complementada por um leve aspecto verde de folha de violeta, também presente no original. 

Depois que evolui Sauvegy apresenta uma mistura muito próxima dos principais componentes que tornam para muitos Sauvage um perfume tão sexy. Temos aqui uma dose generosa de Iso E Super fazendo o papel de vetiver e cedro, musks dando um aspecto aconchegante e um leve toque de labdanum para dar um lado ambarado seco e animálico sutil. A mistura dos 3 tipos diferentes de Ambrox consegue chegar bem próximo do que é presente no Sauvage, um aroma levemente salino e limpo de ambergris e bem mais harmônico do que se cada um dos Ambrox tivessem sido usados isoladamente. Um dos pontos que ainda diferem um pouco entre Sauvegy e Sauvage é a projeção na pele, provavelmente pela concentração de Eau de Parfum. Mas duração na pele é muito boa e o grau alto de semelhança irá surpreender positivamente a muitos dos apaixonados por essa fragrância.