15 de out. de 2020

Thera Cosméticos Dácia - Avaliação Perfume Contratipo (Chanel Chance EDT)

 
Adquira o decant com 5% de desconto (PDDEGUIDO5): https://rb.gy/xm5f1m

Com mais uma referência curiosa de história clássica e de povos bárbaros a Thera Cosméticos lança Dácia, um perfume inspirado em um queridinho de muitas mulheres, Chanel Chance. Chega a ser até uma associação intrigante de nome, pois Chance é um perfume macio, elegante e luminoso e não tem uma grande conexão com nada selvagem ou bárbaro. Entretanto é um nome sonoro, facilmente passável como feminino e capaz de criar a imagem da mulher sofisticada e moderada que usa o Chanel Chance.

Chance surgiu 2 anos após o estrondoso sucesso de Coco Mademoiselle, sinalizando a Chanel que era perfeitamente possível renovar a clássica assinatura floral aldeídica da marca sem perder seu público. Ainda que classificado como Chypre Floral é como se em Chance a Chanel flertasse pela primeira vez tanto com fragrância florais aquáticas como a maciez e aconchegante de musks segunda pele. E ainda que Dácia possa não ter 100% de similaridade ele captura muito bem esses dois aspectos com a fragrância que o inspira.

Dácia, assim como Chance, trás de maneira bem sutil os elementos clássicos da Chanel: é possível notar um leve brilho aldeídico, um aspecto atalcado de iris e até mesmo um floral elegante e cremoso de ylang. Entretanto essas nuances estão a favor de uma estrutura mais delicada e borbulhante, onde predomina a presença cítrica do limão que é complementada pelo lado frutado e picante da pimenta rosa.

A Thera não declara em sua pirâmide a presença do Jacinto porém ele é perceptível na criação e é um dos responsáveis por trazer um aspecto floral aquoso e levemente metálico tanto ao Chance como a Dácia. Há um pouco de jasmim e rosa ainda, porém assim como ylang são elementos que entram mais para sugerir uma sofisticação floral do que para dar cheiro evidente de flor à fragrância. Na base uma dose bem generosa de musks cria uma segunda pele aconchegante que ganha luminosidade e radiância devido a presença do patchouli. 

É importante ressaltar que como Dácia parece seguir a estrutura da concentração EDT do perfume da Chanel ainda que seja mais concentrado continua sendo uma fragrância delicada e leve depois que termina de evoluir. Se esse é um povo bárbaro certamente é um que foi civilizado com o máximo possível de polidez, elegância e sofisticação. Ótima opção para altas temperaturas de primavera e verão.