3 de nov. de 2020

Boticário Coffee Sense Man - Avaliação Perfume

Adquira o decant com 5% de desconto (PDDEGUIDO5): https://rb.gy/ap8j9m

Não se pode dizer que o Boticário é uma empresa que não se preocupa em continuar avançando com as inovações - o grupo já utilizou técnicas vinícolas ao criar Malbec, resgatou a enfleurage para Lily e recentemente aplicou neurociência na criação de Linda Felicidade e Inteligência Artificial na criação da dupla Egeo On Me e Egeo On You. Mas também é possível dizer que a forma com que a empresa tem utilizado nos últimos anos a inovação científica e tecnológica não tem levado a nenhuma inovação olfativa ou criação de nenhum novo clássico.


A Dupla Coffee Sense é mais uma que envereda pelo mesmo caminho da inovação mais para chamar a atenção do que para trazer algo sólido e diferente ao mercado. Dessa vez a marca utiliza pesquisas da Givaudan na área de Linguística e Comunicação não verbal para trazer um perfume que supostamente a marca e a Givaudan desenvolveram para ativar o desejo, um acorde que teria sido comprovado por estudos de linguagem corporal e que despertaria emoções em que usa e quem sente.


E aí você sente Coffee Sense Man na pele e fica com a sensação de um deja-vu, de que tal aroma nada mais é do que uma mescla de outras fragrâncias já existentes no mercado. Coffee Sense Man parece trazer o aroma amadeirado com nuances de couro do perfume CH Man com o lado mais spicy e adocicado do perfume Stronger With You. E aí me pergunto: precisa de pesquisa de lingúistica e comunicação não verbal para misturar dois perfumes que já são sucesso?


Esse é mais um membro da famíia Coffee que não tem aroma de café e dessa vez a marca nem se dá o trabalho de listar nota de café na pirâmide olfativa. Coffee Sense Man abre com uma mescla de elementos cítricos e especiados, trazendo um aroma cítrico e adocicado em contraste com o especiado fresco e cremoso do cardamomo. Logo em seguida um aspecto apimentado mais quente aparece e a mescla de elementos remete a uma versão do Stronger With You sem a presença de canela/cravo. 


Conforme evolui o perfume vai se torna mais amadeirado, mantendo uma leve doçura. O amadeirado parece girar ao redor do cashmeran, trazendo um aspecto úmido e aveludado típico desse material. A forma como essa evolução se dá é similar ao do perfume CH MAN, porém sem deixar evidente uma nota de couro e trazendo uma leve doçura caramelada para a fase final da fragrância. Coffee Sense Man é um perfume bem agradável de fato e com uma boa performance, algo que não costuma ser o padrão do Boticário. Entretanto, é mais uma fragrância da marca que usa inovação de maneira frívola para tentar convencer o consumidor de que ele está sentindo algo novo de fato quando na realidade ele está diante de mais um produto inspirado claramente em outros sucessos da perfumaria internacional.