26 de nov. de 2020

Guerlain L'Homme Ideal Extreme - Avaliação Perfume


 

Acredito que a linha L'Homme Ideal é um dos maiores sucessos masculinos da Guerlain se considerarmos a quantidade de flankers que a marca tem investido até agora. Depois das concentrações EDT e EDP já tivemos uma versão cologne, uma sport, uma intense e até mesmo uma Cool. Porém a impressão que ficava é que a cada novo flanker da linha o caráter original de L'Homme Ideal ia se perdendo e o interesse, consequentemente, diminuindo.


L'Homme Ideal Extreme parece reverter esse problema e volta o foco para algo sensual e sofisticado. Thierry Wasser decide explorar nesse flanker novos aspectos da cereja, a assinatura olfativa da linha, e aparentemente a ideia do perfumista é levar essa assinatura ao extremo em uma composição oriental especiada rica em tabaco. E ele realmente entrega algo rico e sensual, um dos melhores integrantes da linha.


É como se L'Homme Ideal Extreme explorasse uma cereja de cachimbo de tabacco ao mesmo tempo que faz um ode a um tabacco de altíssima qualidade e ao mesmo tempo que tenta criar um oriental digno da assinatura olfativa clássica da Guerlain. E é curioso que L'Homme Ideal Extreme seja na pele tanto um perfume intimista como uma criação intensa e que projeta bastante, como se oscilasse justamente entre os dois extremos de personalidade.


Na saída o perfume trás um aroma suculento e frutado de cerejas, que ganha nuances florais de heliotropo e algo que remete também a jacinto e jasmim. As ameixas aparecem de fundo, como se dessem um toque frutado e suculento a um rico aroma de tabaco defumado, herbal e levemente animálico. O aroma natural de tabaco tende a ter uma projeção baixa de aroma, então o perfumista o equilibra com uma base mais ambarada e amadeirada ao mesmo tempo que acrescenta toques de baunilha e resinas adocicadas que sustentam o perfume na pele. 


Em dias mais quentes e abafados ou em dias de muito movimento corporal a maior complexidade e riqueza de L'Homme Ideal Extreme é revelado na pele e em dias mais amenos sua fragrância se mantém mais intimista, porém sem perder a elegância. Talvez por minhas expectativas serem tão baixas a surpresa e encantamento com esse flanker foram altas, me mostrando que a minha amada Guerlain ainda pode me surpreender.