12 de nov. de 2020

Matiere Premiere Encens Suave - Avaliação Perfume

 


Aurelien Guichard pode não ser um dos perfumistas mais conhecidos do público mas é um dos mais respeitados da indústria, tendo criado sucessos que vão desde a perfumaria comercial até a perfumaria de nicho. São criações suas perfumes de sucesso como Bond No 9 Chinatown, Versace Eros, Gucci By Gucci Homme, Gucci Guilty Femme e Narciso Rodrigues Narciso. E no final de 2019 o renomado perfumista finalmente resolveu investir em sua própria marca, criando a Matiere Premiere.


Com sua marca Aurélien Guichard pretende utilizar os perfumes como uma espécie de metalinguagem para a profissão de um perfumista, pretendo engajar os seus clientes em todo o processo de criação. Cada criação é atrelada a escolha de uma matéria-prima específica, que por sua vez é selecionada de maneira a privilegiar escolhas orgânicas, ecológicas e sustentáveis, trazendo perfumes que se alinham às preocupações dos consumidores atuais e sem deixar de lado a excelência e qualidade. 


Em Encens Suave o perfumista foca numa qualidade de incenso da Somália com o objetivo de destacar as facetas resinosas, esfumaçadas e que dão ao incenso uma qualidade litúrgica. Além dessas nuances Aurélien enxerga no incenso uma qualidade adocicada e resinosa que ele exalta e destaca pela utilização de café e baunilha na composição.


Na pele Encens Suave coloca de fato o aroma resinoso, mineral e complexo do incenso em um altar aromático do começo ao fim e as notas secundárias acabam sendo mais difíceis de serem percebidas. Na fita o aroma torrado e seco do café é evidente logo de cara e na pele mistura-se fácil com um incenso de alta qualidade. Há um leve toque de pimenta preta na saída também que serve muito bem para ressaltar o lado mais apimentado e terpênico do incenso.


Conforme evolui Encens Suave vai para um caminho mais litúrgico, remetendo a um dos clássicos da categoria, Armani Prive Bois d'Encens. É como se fossemos envolvidos pela fumaça de um incenso amadeirado de alta qualidade. Aqui ele ganha seu diferencial pelo leve aspecto gourmand e resinoso que baunilha, labdanum e benjoin formam na pele, como se envolvendo o usuário em um tecido olfativo quente, adocicado e incensado. O perfume se mostra bem equilibrado, com uma boa duração na pele e um rastro médio e agradável para os fãs desse estilo de perfumaria. É um incenso clássico, natural e com um leve toque gourmand e que irá agradar aos fãs desse tipo de composição.