6 de dez. de 2020

O Boticário Privée Scent Lab - Parte 2 A Experiência




O Maior destaque da inauguração da loja conceito do Boticário em Pinheiro é justamente o Scent Lab. Conduzido e concebido em parceria com o experiente e renomado Fábio Navarro a Boticário cria algo realmente inovador dentro do mercado brasileiro, uma experiência bespoke pensada para ser luxuosa e ao mesmo tempo educativa. O processo envolve 5 etapas que são conduzidas por Fábio Navarro e onde a participação do cliente é essencial para que o resultado final reflita suas características e desejos. É uma experiência que pode ser reveladora para quem passa por esse processo.



Etapa 1 - Descoberta do Perfil Olfativo

Já estando a muito tempo no mundo da perfumaria tenho conhecimento do meu perfil olfativo - a predileção por fragrâncias orientais, especiarias, madeiras e fragrâncias quentes. Porém decidi fazer o perfil olfativo na ferramenta Scent Finder pensando mais no que estava sendo perguntado do que nos meus gostos pessoais. A ferramenta abrange perguntas sobre gostos de comida, preferências de arquitetura, características psicológicas e comportamentais e na etapa final ela dá seu perfil olfativo baseado nas respostas dadas.

Nesse momento tive minha primeira surpresa, ainda sem ter cheirado as fragrâncias. O ScentFinder mapeou que o perfil que combinaria mais comigo seriam Lavanda Bouquet/Floral/Fougére. E nesse momento foi importante a atuação do Fábio, que ao conhecer meu perfil olfativo pode me dizer que o Ferramenta capturou meu momento psicológico e emocional atual, indicando que eu estaria numa fase mais leve, alegre e mais aberto ao novo e à possibilidades diferentes. Isso de fato encaixou-se com o meu atual momento de vida, mas ainda estava curioso para ver como correria o resto do processo.





Etapa 2 - Encontrando a Fragrância Ideal

Baseado nas respostas fornecidas e no que eu contei de mim ao Fábio ele selecinou 3 fragrâncias que corresponderiam tanto ao que respondi na ferramenta como ao que eu poderia gostar dado minha predileção por orientais e especiarias. A primeira fragrância foi Obsessive Mystery, um amadeirado spicy e fresco que até me agradou entretanto não me conquistou dado a saída me remeter ao perfume Malbec, ainda que melhor. A segunda escolha foi Forest Wind, um fougere herbal que correspondia ao perfil do Scent Finder e muito me agradou ao remeter ao aroma de plantas verdes em um ambiente elegante. A terceira escolha eu gostei muito também, que é Sir Seduction, um ambar clássico com bastante madeira e um toque de oud. Nesse momento me vi diante de duas opções: escolher algo que amo mas que tenho bastante ou investir em algo diferente e que seria mais versátil?





Etapa 3 - Escolha os acordes para personalizar sua fragrância

Depois de ter sentido todas as 10 fragrâncias da coleção resolvi seguir minha intuição e selecionar para a base da minha fragrância o perfume Forest Wind. Nessa etapa tinha à minha disposição 10 tipos de acordes dos quais eu poderia escolher até 3 e que seriam inclusos na minha fragrância em proporções iguais caso eu escolhesse 3.

Nesse momento o Fábio entrou mais uma vez para fazer combinações que eu poderia apreciar e que funcionaram bem com meu estilo olfativo e perfil. E é nessa etapa que é importante pensar bem nas escolhas dos acordes, visto que o que é selecionado pode levar a fragrância base escolhida em uma direção totalmente oposta.

Fizemos 5 testes e me vi então dividido entre 3 desses testes com características distintas entre si. A primeira opção era uma combinação de Forest Wind com notas verdes, flores brancas e madeiras. Foi uma sugestão do Fábio Navarro para levar o perfil fougere apontado pela ferramenta em uma direção mais sensual e que correspondesse ao meu perfil misterioso e introspectivo.

A quarta opção que eu considerava foi um teste onde selecionei lavanda, couro e baunilha para combinar junto com Forest Wind. Nesse momento me surpreendi pela qualidade e sofisticação do acorde de couro, me remetendo aos perfumes da linha exclusiva da Louis Vuitton. A escolha funcionaria muito bem, porém o couro, baunilha e lavanda praticamente desfiguravam o frescor leve e verde de forest wind, que tinha sido o que me agradou a princípio.

Resolvi testar uma quinta opção, onde escolheria apenas lavanda e couro e selecionava 2 partes de lavanda para 1 de couro. O resultado ficaria mais harmônico com o estilo fougere de forest wind, porém ainda sim o couro elegante e levemente animálico mudava e muito a fragrância selecionada.





Etapa 4 - Assine sua Criação

Decidi então mais uma vez utilizar a minha intuição e pedi a Fábio que borrifasse as fragrâncias nas minhas mãos para poder decidir melhor o que faria. Nesse momento resolvi escolher o protótipo 1, que não tinha me conquistado tanto na fita porém na pele me surpreendeu. As notas verdes deram a Forest Wind um toque que me remeteria ao aventus, as flores brancas acrescentavam uma sensualidade floral comedida e a base amadeirada com um leve toque de oud trazia uma modernidade oriental amadeirada a estrutura clássica fougere. Isso me fez escolher a combinação de ingredientes que a princípio tinha descartado.

Com a decisão feita, era hora de escolher um nome que representasse bem minha customização. Optei então por um nome simples e que refletisse o fato de que me dava essa experiência e fragrância dias antes do meu aniversário de 33 anos. Optei então por escolher No 33 e por apenas meu primeiro nome, encapsulando assim esse memória olfativa, escolha e momento de vida. E nesse momento o Fábio fez questão de ressaltar também que por mais que a fragrância pudesse ser readquirida depois que seria interessante refazer o processo no futuro para que fosse possível reavaliar o momento de vida e fazer escolhas olfativas que se adequem sempre ao que você vive naquele momento.







Etapa 5 - Finalize em Grande Estilo

É nesse momento final que o perfume começa a ganhar vida. O Fábio mistura de maneira precisa e segura a fragrância e os acordes escolhidos, imprime o rótulo com o nome dado e coloca a fragrância dentro de uma elegante caixa negra. É utilizado então uma técnica clássica e luxuosa de selar a caixa com um carimbo de cêra. E então recebi um certificado do Fábio que atestava que eu tinha passado pelo processo, numa espécie de experiência educativa. Tudo isso flui durante o tempo de 1 hora e é uma oportunidade única de conhecer diferentes aspectos de sua própria personalidade, conhecer uma coleção olfativa pensada para diversos gostos e estilos e por fim de viver uma experiência com aromas luxuosos e muito bem equilibrados. Saí satisfeito com o processo e pronto para utilizar meu fougere amadeirado que fazia uma união de diferentes aspectos de minha personalidade olfativa.