15 de jan. de 2021

Boticário The Alchemists Oud - Avaliação Perfume

 


Uma coisa que surpreende na linha The Alchemists da Boticário é como o estilo de fragrância escolhido vai na contramão do se sabe na prática do funcionamento do mercado. Lançar uma linha de fragrâncias minimalistas no mercado árabe pode ser visto tanto como um movimento ousado como total falta de noção. Mesmo para o público brasileiro é uma aposta um tanto estranha visto que poucas pessoas gastariam 350 reais num perfume nacional, muito menos em um nacional que não tem intensidade no cheiro.

O único perfume da linha que não vai na direção minimalista é o The Alchemists Oud, composto pelo renomado perfumista Frank Voekl. Frank Voekl é um perfumista da Firmenich que é capaz de trabalhar do mercado de massa até o de nicho, tendo fragrâncias para marcas desde avon até le labo e já tendo trabalhado anteriormente com o Boticário inclusive.Frank é capaz de aliar a estética que a marca deseja para a linha com uma performance e temática mais adequada para o público árabe.

É preciso destacar, entretanto, que The Alchemists Oud não entrega nada de novo na tendência de oud, o que de fato é bem difícil de ser visto no mercado. Porém o que ele entregar é muito bem equilibrado, um perfil de oud mais resinoso e ambarado que abre espaço para um aspecto mais frutado e suculento, como se fosse a combinação de uma fragrância árabe de oud com o aroma de ameixas da linha nativa Spa.

Ainda que a marca liste notas cítricas e frutadas na pirâmide elas não são perceptíveis na pele. O perfume vai direto para um aroma de ameixa negra frutado e suculento que se combina a uma mistura moderada do aroma licoro de rosas e a um tabaco adocicado. As notas de base predominam, criando uma textura oriental mais abstrata, um misto de agarwood, ambar, baunilha e nuances de couro. De maneira geral o perfume agrada porém é difícil não pensar também que The Alchemists Oud nada mais é que uma versão menos opulenta do perfume Essencial Oud feminino, com mais complexidade nas notas de base e um pouco mais suave. Certamente tem qualidade e harmonia porém assim como outros da linha parece que seu valor está mais atrelado a apresentação em si e ao posicionamento do que à fragrância.