8 de jan. de 2021

Boticário Floratta in Silver - Memória Olfativa

 

Ainda que o olfato represente apenas 1% do nosso cérebro, de todos os sentidos é o mais poderoso em termos de memórias e emoções geradas. Isso acontece pelo olfato ser um dos sentidos que primeiramente se desenvolveu no ser humano, tendo conexão direta com o sistema límbico, a parte do cérebro que armazena as memórias relacionadas as emoções sentidas. Temos cerca de 10000 memórias olfativas e uma delas no meu caso é o perfume Floratta in Silver.

O que me intriga com relação ao Floratta in Silver é o fato de ele ser uma memória olfativa da qual não tenho lembrança do aroma em si. Não tenho grandes lembranças olfativas do meu tempo de criança mas Floratta in Silver ficou marcado pela associação de afeto com minha mãe, por ter sido um perfume que ela usou quando eu era criança. E sempre que penso nele me vem a cabeça justamente essa época.

Quando eu era criança e até mesmo adolescente não era comum que eu entrasse numa loja do Boticário. Na época a marca estava fora de nosso poder aquisitivo e eu a via como algo mais destinado a pessoas com poder aquisitivo ou ocasiões especiais. Por isso num dia das mães meu pai levou eu e minha irmã para comprarmos um presente especial para minha mãe e saímos de lá com um belo kit do Floratta in Silver que por um bom tempo foi o aroma especial de minha mãe.

Infelizmente o frasco brilhando de tons prateados não pode mais ser encontrado para venda, de maneira que não tenho como reviver em detalhes seu aroma. Só me lembro de seu cheiro ser aconchegante, macio, elegante e discreto, com um leve rastro que eu sentia quando minha mãe aplicava para ir em festas ou à Igreja. Mas não seriam essas características que eu associo com ela? Talvez, pois os dois na minha estarão para sempre ligados. Floratta in Silver é para mim o aconchego materno dos tempos de criança e uma lembrança que persiste mesmo sem o aroma associado a ela.

2 comentários:

Unknown disse...

Como eu gostaria de ter essa fragrância novamente...🥰

Henrique/Rick disse...

Eu também gostaria que ele voltasse! Bem que o Boticário poderianos ouvir né