16 de jan. de 2021

In The Box Tersus - Avaliação Perfume Contratipo (YSL Y EDP)

 


Adquira o perfume:https://rb.gy/nhw8ri
Adquira o decant com 5% desconto (cupom PDDEGUIDO): https://rb.gy/2rh2nq

O perfume YSL Y parece ser um daqueles casos de fragrâncias que ao serem transformadas em contratipos polarizam a percepção com relação ao grau de semelhança, como se algum aspecto da composição original estivesse fora do alcance da produção de similares. Isso acontece em contratipos da versão EDT e também na versão EDP da qual a In The Box lança o Tersus.

Tersus parece ir e vir em similaridade com o Y EDP, as vezes inclusive se assemelhando mais com o EDT do que o próprio EDP. Isso fica evidente em dois momentos distintos da fragrância, sendo um deles na própria saída. É como se a saída de Tersus enfatizasse mais os cítricos e tirasse o leve toque aldeídico e brilhante do original. O aspecto frutado verde acaba sendo difícil de ser detectado também e o aroma especiado e seco do junípero vem mais rapidamente em evidência ao olfato.

Quando passa os primeiros 30 minutos Tersus acaba convergindo para a mesma evolução de sua inspiração, trazendo o mesmo floral fresco e verde de gerânio com o toque aromático da sálvia. Infelizmente na base o perfume carrega um pouco mais nos materiais ambarados, que acabam dando um aspecto agressivo e seco as nuances de incenso e madeiras da base. Em termos de performance Tersus parece bem similar, talvez apenas com uma projeção um pouco menor. Como as diferenças estão nos detalhes da composição é possível que esse seja um caso de contratipo que polarize bastante a opinião em termos de semelhança. Teste antes de adquirir para não se arrepender depois.