7 de jan. de 2021

Parfums de Marly Oajan - Avaliação Perfume


Quando pensamos em perfumes inspirados em outras composições a primeira coisa que vem a cabeça é certamente contratipo, pensando em um produto que é feito para ser mais barato e mais acessível. Porém, não é incomum que se encontre no mercado de prestígio e nicho marcas que miram em aromas conhecidos para construir sua identidade. Xerjoff já fez isso (Oesel = Fleur du Male), Clive Christian faz de forma recorrente e uma das grifes onde isso é mais evidente é a Parfums de Marly, onde várias fragrâncias te deixam com a sensação de já ter sentido aquele cheiro em algum lugar.

Se em muitos dos perfumes da marca o processo de inspiração é feito de uma forma mais indireta, em Oajan ele é gritante. Um dos perfumes da coleção de cavalos árabes, Oajan é descrito como um cavalo poderoso de guerra e um campeão de competições. O cheiro mira em algo poderoso também, com a marca enfatizando na descrição as notas de baunilha e tonka.

O DNA olfativo que esse cavalo herda é de um dos perfumes da coleção Hermessence, Ambre Narguile. Oajan tem grande parte de seu DNA vindo dessa criação, entretanto enquanto Ambre Narguile é calibrado para uma ideia minimalista Oajan favorece performance. Dessa forma, o aroma de maçã quente, mel e canela do Ambre Narguile ganha mais intensidade sem perder a forma aqui. A Canela vai aos poucos de um aroma mais frutado para um aroma especiado seco, remetendo às folhas da árvore. De fundo, apesar da ênfase ser dada na baunilha e na tonka temos uma base ambarada similar a encontrada em ambre narguile, enfatizando mais materiais ambarados secos e mais potentes. 

Dado que a referência aqui é um pouco desconhecida Oajan irá passar como novidade para muitos. Ele é um caso particular de inspiração talvez, pois em termos de preço por ml Oajan é ligeiramente mais barato que a inspiração original e parece entregar mais perfume pelo que é cobrado. É uma excelente inspiração, mas não deixa de ser um perfume que passa como algo novo quando na verdade não é.