19 de fev. de 2021

Affinessence Cuir Curcuma - Avaliação Perfume



Ainda que não seja recente no mercado a Affinessence ainda é uma marca pouco conhecida, um luxo a ser descoberto. Com uma sobrecarga de novas marcas no mercado é difícil fazer algo genuinamente ousado e novo mas a marca se esforça nessa direção, com uma coleção concisa fiel a alguns princípios: criatividade, luxo, originalidade e presença marcante.

Cuir Curcuma é o meu primeiro contato com a Affinessence e é uma boa introdução aos princípios da marca. A ideia é de fato criativa e original: não há perfumes utilizando a nota de cúrcuma ainda que haja Óleo Essencial do mesmo. É um material difícil de ser utilizado, exótico e denso. A marca o contextualiza numa exótica bebida indiana, Turmeric Latte, trazendo algo mais lácteo para o aspecto terroso e ao aroma de couro.

É interessante o como o perfume é familiar e ao mesmo tempo diferente, exótico e ao mesmo tempo simples. Há um toque terroso e macio de iris que remete a assinatura do Dior Homme apoiado num aspecto levemente medicinal e terroso de Cúrcuma. O couro é mais exótico, seco e defumado, porém não é saturado na composição.

A mirra,benjoin e sândalo formam um fundo resinoso quente e com nuances lactônicas que criam a fantasia do Turmeric Latte junto a Cúrcuma. Certamente a marca poderia ter ido muito além na fantasia, mas isso teria tornado Cuir Curcuma algo muito difícil de ser apreciado por um público mais amplo e seu perfume surpreende e agrada mesmo sendo moderamente exótico.