10 de mar. de 2021

Amouage Fate Man - Avaliação Perfume


Uma coisa interessante dos perfumes da Amouage é que muitos deles comportam-se como casais do tapete vermelho do Oscar. O maior nível de exuberância, criatividade acaba ficando por conta do perfume feminino da dupla, sendo a responsável por chamar toda a atenção do público e imprensa. Algumas vezes os masculinos rivalizam em exuberância (Interlude Man, por exemplo) mas em geral eles são mais contidos em seus códigos formais de vestimenta. Isso não significa, porém, que não estejam no mesmo nível de elegância e sofisticação.

É essa a sensação que tenho quando provo Fate For Men na pele. Sua fragrância também aborda o conceito de fim de ciclo e de destino e também olha para o passado de uma maneira nostálgica. No caso de Fate For Men isso é feito pondo ênfase na especialidade da casa, o incenso de Oman, trabalhando uma composição que parece ter um pé nos aromáticos fougeres clássicos e outro pé nos perfumes amadeirados resinosos.

Fate For Men consegue ser exótico e ao mesmo tempo mais contido, provavelmente por uma dose considerável de sândalo natural presente na fórmula. Sua fragrância gira ao redor da nobreza e caráter espiritual do sândalo e do incenso e ambos são perceptíveis desde a saída. Nos primeiros momentos é possível perceber um toque fresco e cítrico de gengibre em contraste com um aroma herbal e meio amargo de absinto. O lavandin confere um aspecto fougere aromático que ganha um leve toque exótico de açúcar queimado devido a presença da sempre viva.

Numa segunda etapa o perfume põe em evidência o aspecto resinoso e fresco do incenso, combinando-o a um toque especiado exótico de açafrão e cominho. O bálsamo da copaíba reforça o aspecto resinoso e incensado da composição dando um leve toque aromático e amargo. A fragrância se encaminha então para uma predominância no aroma amadeirado cremoso do sândalo, que ganha nuances de cedro e um aspecto de ambar que remete distantemente a própolis.

É interessante que Fate for Man traga de fato a grandiosidade e riqueza de detalhes dos perfumes do passado. Ele faz isso de uma maneira que vc quase não percebe, de tão fluído que é seu aroma amadeirado resinoso. São como diversos detalhes extravagantes em um sóbrio terno, várias referências clássicas que podem até passar batidas se vc não prestar atenção. Sua fragrância completa o conceito de uma maneira bem inteligente e vale a pena conhecê-lo.