25 de mar. de 2021

Avon Artistique Oud Grandeur - Avaliação Perfume


É interessante o como muitas vezes ser perfumista é ter a chance de por alguns momentos experimentar o dom da criação divina de uma maneira prática e tangível. Perfumistas conseguem trazer à vida o inexistente, tornar real o impossível e até mesmo reincarnar o que morreu e foi descontinuado. E isso pode acontecer no momento e local menos esperado.

Uma das maiores surpresas da coleção Artistique foi encontrar um grande amor meu, um perfume que estava muito a frente e seu tempo e público e que acabou sendo descontinuado por isso. Criado por Rodrigo Flores Roux o perfume Black Cashmere foi uma ousada criação misteriosa, sensual e rica mas lançado pela Dona Karan para o público feminino e no mercado comercial, o que dificultou sua apreciação.

Para a linha Artistique o perfumista reincarna uma de suas melhores fragrâncias em um contexto unissex e mais alinhado com a perfumaria exclusiva, ainda que seja algo feito em uma distribuição de massa. Oud Grandeur brinca com o mistério da ideia de incenso, ambar e resinas e mostra o nível de liberdade que a marca deu ao perfumista ao permitir que ele criasse um perfume de oud que foge do clichê.

Rodrigo Flores Roux não faz uma cópia literal de sua obra-prima, porém a referencia com fidelidade. Sua ideia de encaixar um acorde de oud é inteligente, afinal na perfumaria comercial o oud não deixa de ser um conceito abstrato e com um pé no mundo do ambar. É interessante inclusive que o oud está como nota de saída nessa composição: um aroma adocicado, quente e com um toque ambarado que é típico de uma base da Givaudan chamada Black Agar.

Após essa primeira fase Oud Grandeur começa a se desenvolver em uma direção especiada e ambarada com toque florais. É como se o perfumista tivesse feito uma reflexão sobre o uso do incenso, resinas ambaradas e especiarias em ambos os perfumes mas trazendo Oud Grandeur para uma ideia mais moderna. O toque seco da pimenta encontra o aspecto amadeirado da noz moscada, o lado medicinal e quente do cravo e o aroma confortável e aconchegante do patchouli, labdanum e do oud ambarado. A baunilha serve para trazer um leve toque doce balsâmico e o lírio casablanca é um discreto toque floral de sensualidade em meio a uma fragrância resinosa e misteriosa. Oud Grandeur talvez seja um pouco mais discreto e aereo que o perfume Black Cashmere mas tem o mesmo nível de qualidade a um preço bem menor.É outra fragrância incrível dentro de uma coleção que foi criada com um nível de cuidado que muitos grifes de luxo não costumam ter.