5 de abr. de 2021

Atelier Cologne Café Tuberosa - Memória Olfativa

 


Uma coisa que aprendi cedo nessa vida é que para conseguir o que desejamos é necessário arriscar e se esforçar para conseguir. Seja um perfume muito difícil de ser achado ou seja a chance de conhecer um amigo querido, ambos envolvem dedicação mas o resultado final na maioria das vezes vale à pena.

Adquiri Café Tuberosa em 2019 quando a Atelier Cologne ainda não existia no Brasil. Tive um decant dele e me apaixonei pelo seu aroma exótico e quente, misturando nuances de café torrado com uma tuberosa verde, doce e um fundo oriental amadeirado. Tive que disputá-lo num leilão, enviar para os USA e depois redirecionar para cá, correndo risco de ser taxado. Mas valeu a pena conseguí-lo a um preço bom e era uma fragrância que eu deseja muito.

Aconteceu de Café Tuberosa ficar associado ao dia em que consegui conhecer minha amiga Kenia A. Ferreira que mora em Paris. Kenia ia passar por SP em uma rápida conexão em direção a Anápolis e combinados de nos encontrarmos no aeroporto para nos conhecermos pessoalmente. Ela foi uma amiga de muitos anos com quem tive o prazer de ajudar a trilhar seu próprio caminho na perfumaria e de receber em troca uma amizade carinhosa, generosa e muito leal.



No dia de conhecer a Kenia quase que tudo deu errado: eu estava no centro de São Paulo e tinha entendido que ela desembarcaria em Guarulhos. Apenas algumas horas antes me dei conta que seria em Viracopos e quase cogitei em não ir. Mas percebi o quanto isso era importante e quanto ela ficaria chateada e atravessei de uma cidade para outra para encontrá-la no aeroporto. Lá ainda tivemos desencontros de portão e dificuldades para ela atravessar o checkout e me ver. Mas no fim deu tudo certo.

Pessoalmente minha amiga era do mesmo jeito que nas redes sociais. Bem alegre, comunicativa, o cabelo lindo como sempre, toda arrumada. Foi como reencontrar alguém querido de longa data. Nesse dia aconteceu de eu estar usando justamente o Café Tuberosa e ela estar com o Baccarat Rouge, deixando um rastro luminoso e adocicado bem agradável. Ainda fui presenteado por ela com um frasco de 30ml do Vanille Insensee, uma baunilha que eu já amava e que ganhou um significado ainda mais especial. Não foi fácil conhecer minha amiga praticamente irmã mas como tudo na vida que envolve o querer valeu a pena todo o esforço.