20 de abr. de 2021

Bvlgari Le Gemme Garanat - Avaliação do Perfume


Um aspecto interessante da coleção exclusiva de perfumaria da Bvlgari foi o fato dela ter sido uma das primeiras a incorporar uma separação explícita entre coleções masculinas e femininas em contrapartida à natureza unissex desse tipo de linha de perfumes, feito para competir no setor de perfumaria de nicho.

Em 2016 após o sucesso da coleção feminina Le Gemme surgiu a Le Gemme Men, com frascos mais robustos e retos mas que ainda sim incorpora a elegância das pedras preciosas que nomeiam cada perfuma, refletindo a natureza da famosa joalheria. Entre os primeiros integrantes da linha uma fragrância que acabou se destacando entre o público foi Garanat, inspirado na pedra preciosa Granada.

A Pedra granada vermelha é oriunda do estreito de Bósforo na Turquia e Garanat se inspira no vermelho intenso e profundo dessa pedra preciosa de cor carmesim, uma pedra que segundo a marca é capaz de brilhar na escuridão. Para capturar essas características a marca constrói uma fragrância que gira ao redor da Rosa de Damasco e Absoluto de Rosas de Grasse com uma ideia de um incenso nobre e defumado.

A marca não explora na descrição de sua fragrância porém a granada vermelha também é conhecida como pedra do amor, sucesso e proteção A fragrância reflete essas características e a pirâmide minimalista é proposital para que o consumidor foque na nobreza das rosas e na forma como o incenso funciona de maneira protetora e espiritual. A rosa é complexa em suas nuances, evidenciando facetas de mel, um leve toque aldeídico na saída e aspectos verdes. O foco porém é em trazer uma rosa densa, licorosa, com nuances de tabaco e frutas maduras. Ao redor dessa jóia olfativa preciosa é trabalhado um incenso que tem nuances de pimenta preta, um aspecto amadeirado que remete a oud e um lado mais mineral do incenso. 

Conforme o tempo passa na pele é possível perceber uma nuance mais tranquila e delicada desse incenso, um aspecto aveludado, como se tivesse mais madeiras envolvendo a composição e que não são reveladas para manter o mistério. Garanat acaba soando um pouco familiar pela combinação de rosa, oud e incenso porém é uma fragrância que trabalha com maestria esses elementos dentro do conceito proposto. Uma ótima rosa para o público masculino mas que pode ser facilmente compartilhada.