28 de abr. de 2021

Mancera Aoud Exclusif - Avaliação do Perfume



Quando entro no território de fragrâncias de Oud da Montale e da Mancera me sinto as vezes como na tentativa de avaliar escala de cores Pantone que são muito similares entre si. São pequenas variações em uma temática oriental quente e opulenta, variações que acabam fazendo mais sentido para um consumidor do que para um avaliador de fragrâncias ou um apaixonado por perfumes que possua muitas fragrâncias.

Aoud Exclusif é um desses casos de similaridade com diversas outras fragrâncias. A Narrativa contada pela marca dessa vez é a de um perfume voluptuoso inspirado por rituais aromáticos ancestrais. E para isso a marca mescla notas e acordes olfativos que tem feito sucesso entre o público que consome fragrâncias de oud e fragrâncias ambaradas.

Aoud Exclusiv para mim parece girar ao redor do aroma quente, resinoso e ancestral do ládano, dando uma leve textura de própolis/mel à composição. Isso é envolto ao redor de uma ideia de oud, rosas e açafrão que aparece em muitas fragrâncias: temos uma rosa mais licorosa e densa completada por um oud de aspecto doce, levemente animálico e ambarado e finalizamos com um açafrão que acrescenta um toque especiado que remete a couro. Tudo é calibrado para que depois de algumas horas esses elementos impactantes e densos abram espaço para que se perceba um patchouli mais luminoso e um toque discreto de baunilha e musk na pele. Não há nada de fato muito exclusivo na ideia e é uma repetição de uma temática que tem vários produtos no mercado nesse momento. Ainda sim em meio às inúmeras variações de oud, açafrão e rosa essa pode ser uma que faça sucesso entre as pessoas com suas pequenas diferenças.

Nenhum comentário: