15 de abr. de 2021

Tiffany & CO EDP - Avaliação Perfume


Adquira o decant com 5% desconto (cupom PDDEGUIDO): https://rb.gy/sd8aqp

O público em geral pode não saber mas a famosa joalheria Tiffany já está no mundo da perfumaria desde 1987. Anteriormente sob a gestão da Chanel no segmento da Perfumaria, a Tiffany lançou 2 perfumes masculinos e 5 perfumes femininos que eram pouco conhecidos mas eram vendidos nas lojas da marca. Em 2017 procurando expandir sua presença no mundo da perfumaria a marca então vendeu sua licença de perfumaria para a Coty.

Tiffany & CO EDP é o primeiro perfume da marca a vir nessa nova fase com a Coty, sendo todos os anteriores descontinuados. A ideia da marca para essa nova fragrância era ser um sucesso como um perfume a ser dado de presente e a marca não esperava que ele fosse um best-seller. A ideia era mais capturar o aspecto icônico e a herança da marca, levando em cada detalhe do perfume as características únicas da Tiffany. Para a fragrância foi escolhida a também icônica perfumista Daniela Andrier, que trabalhou com a iris como principal ingrediente, usando a iris e suas facetas para simbolizar um diamante.

O principal problema com Tiffany & Co é justamente a ausência desse luxo único que se esperaria da icônica tiffany. Tiffany & Co é uma fragrância muito agradável e elegante mas fica devendo em de fato utilizar a preciosidade da iris e de suas facetas. Na prática a fragrância parece como se Daniela Andrier tivesse se inspirado na assinatura olfativa dos exclusivos da Chanel e tivesse criado algo mais comercial: temos uma saída cítrica refinada e levemente adocicada seguida de um corpo floral moderado de íris atalcada com toques de pÊssego e groselha preta. A rosa não é muito perceptível e para mim há quase com toque floral quente de ylang que me reforça a impressão da assinatura da Chanel. A base é simples, mirando uma ideia de um chypre clássico mas sem o peso ou a complexidade do mesmo. 

Em qualquer outra marca Tiffany & CO EDP faria total sentido ao trazer uma espécie de floral moderno com aspectos chypre e que é muito elegante e fácil de usar. Mas ao personificar o luxo da Tiffany e a preciosidade da raiz de iris a fragrância deixa a desejar.