4 de mai. de 2021

Granado Lírio - Avaliação do Perfume

 

Ficou curioso? Adquira o decant com 5% de desconto usando o cupom PDDEGUIDO:

Avaliação disponível em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=akN1ZolfIuE&

Conceitos que giram ao redor de uma nota ou acorde em específico podem ser uma espada de dois gumes:ao mesmo tempo que despertam a curiosidade do consumidor por determinados materiais também podem induzi-lo ao erro/confusão quando não são tratados de maneira precisa. Mas acima de tudo esses conceitos são fantasias, e numa fantasia há essa liberdade para imprecisão.

A Colônia lançada recentemente pela Granado e chamada de Lírio é uma fantasia vintage em uma roupagem moderna. Pelas imagens representadas na embalagem da marca a musa de inspiração seria o Lírio, também conhecido como Lírio Branco ou Lírio da Virgem Maria. O simbolismo dessa flor certamente traz uma ideia de pureza, leveza e delicadeza que combina com o conceito que a granado deseja criar. O problema é que a flor em si se recusa a se encaixar nesse conceito: na literatura técnica o óleo essencial é descrito como de aroma oleoso, ceroso de nuances balsâmicas com um fundo de canela. Já tendo sentido um bouquê de lírios em um ambiente quente acrescentaria mais um descritor a isso: urinal/animálico.

Entretanto a realidade não vende bem a fantasia que a granado quer criar aqui. Por isso é feita uma fantasia de delicadeza e frescor verde que estaria mais próximo da temática de um lírio do vale moderno ou do aroma verde e úmido do lírio do brejo. A fragrância abre com um toque frutado cítrico e levemente suculento. A pimenta preta parece meio que perdida na fragrância e pode estar apenas para prover harmonia e um leve toque ardido talvez.

O Acorde de lírio que surge logo em seguida se aproxima mais, como dito, a um lírio do vale e com um frescor verde e úmido que me remete ao lírio do brejo. A presença da peônia aqui ressalta o lado mais verde e delicado da fragrância. A acácia é também uma abstração, sem seu aroma de pólen em evidência e servindo mais para remeter a uma época primaveril.

Para uma colônia que não parece ser concentrada o que surpreende em Lírio é a base. De fundo cedro, musk e sândalo trazem o equilíbrio entre maciez e toque aveludado ao mesmo tempo que garantem uma excelente performance e mantém a fragrância fresca e delicada. Como conceito fantasia Granado Lírio funciona muito bem. Mas conforme explicado no começo desse texto ele não é a realidade do aroma do Lírio Branco e não pode ser levado como exemplo do cheiro do mesmo.