18 de mai. de 2021

La Via Del Profumo Oakmoss - Avaliação Perfume


Uma coisa que eu acho engraçada quando vejo nos fóruns de discussão e nos blogs especializados é o como o musgo de carvalho se tornou o garoto propaganda do problema com as novas regras da perfumaria que limitam sua utilização. O musgo de carvalho contém uma molécula chamada atranol, que pode causar alergias de contato. Devido a isso a princípio seu uso foi bem restrito e posteriormente foram lançadas versões do natural que não contém a molécula problemática. Mas a realidade nua e crua é que não é por conta do musgo de carvalho que os chypres antigos não são mais feitos. É por que eles não vendem o suficiente e apenas um punhado de saudosistas e apaixonados por perfumes não geram vendas o suficiente.

Tirando essas divagações pessoais o musgo de carvalho é um material curioso - seu aroma quente, úmido e levemente terroso contribui para a harmonia de criações chypres e fougeres mas é difícil de ser detectado sozinho, como se fosse uma pessoa tímida que só brilha quando utilizada em grupo. O perfumista dominique durbrana parece ser bem consciente disso e para homenagear o lendário material natural ele cria um pedestal de madeiras naturais que te permitam ter um contexto coerente para as facetas do musgo de carvalho sem que ele emudeça.

Essa é uma das fragrâncias que mostra a proeza de um perfumista capaz de trabalhar apenas com naturais em harmonias simples e que não soam pesadas. Da maneira como a fragrância é construída você consegue perceber e entender a mágica do musgo de carvalho logo na saída: um cheiro verde, levemente úmido e terroso e que remete à natureza. Essa impressão é extendida com um aroma amadeirado conduzido principalmente pelo vetiver, trazendo uma impressão de madeira seca com um leve toque vegetal úmido. O sândalo utilizado complementa o vetiver e traz uma sensação amadeirada serena. Oakmoss é simples, familiar, como se você sentisse ecos de perfumes fougeres e chypres do passado sem as complexidades dos sintéticos e de outras notas que criam harmonias maiores. É uma fragrância didática, aconchegante e interessante para quem gostaria de entender um pouco mais de um dos materiais emblemáticos da perfumaria.