10 de mai. de 2021

O.u.i/Oui 001 Iconique - Avaliação do Perfume


Avaliação vídeo no canal Perrella & Perfume: https://www.youtube.com/watch?v=iBDf2dkCUxo&t=402s


Onde outras empresas veriam um problema o grupo Boticário viu uma oportunidade. Uma parte do nosso consumidor tem uma espécie de síndrome de vira-lata e não consegue valorizar um perfume nacional que passe dos 200 reais, por melhor que seja a qualidade ou experiência entregue. A marca resolve isso então criando a O.u.i, uma empresa com todo o seu conceito e execução feito para exaltar a nobreza da perfumaria francesa.

A empresa está de parabéns nos detalhes que entrega aqui, pensado minuciosamente para transmitir esse luxo e exclusividade. Um diretor criativo francês Pierre Aukas trabalhou junto com perfumistas renomados e explorando 5 matérias-primas que refletem o que a marca tem chamado de savoir-faire, o apreço pela qualidade da matéria-prima e excelência técnica.Folhas de violeta, lavanda, rosa de maio, flor de mimosa e sálvia seriam os ingredientes responsáveis por permear a identidade da coleção como um todo.

Há somente um senão na forma com as fragrâncias são entregues, que é a inconsistência com o próprio nome da marca. A Oui promete fragrâncias que sejam originais, únicas e individuais mas se mostra conservadora no que entrega, preferindo focar no conceito e na matéria-prima. A individualidade ficará mais por conta da química com a pele e da experiência de cada nariz.

001 Iconique é um dos 3 perfumes masculinos da coleção. Sua proposta é ser irreverente e transmitir uma fragrância que não pede licença utilizando uma aroma ambar fougere que ressalta uma lavanda de qualidade. O calor das nuances de café seriam percebidos em contraste com a lavanda e o sândalo e notas complementares como gengibre, cardamomo, açúcar mascavo, tonka e patchouli fecheriam os ingredientes dessa criação.

Na pele vejo Iconique como uma amálgama de 2 grandes referência olfativas. O aspecto torrado e quente do café em contraste com o lado aromático da lavanda cria uma dinámica olfativa similar a encontrada nos perfumes New Haarlem e Rochas Man sem que pareça de fato uma cópia de algum deles. Depois que o lado torrado do café e o especiado fresco e aromático passa a lavanda vai aos poucos se tornando mais doce e açúcarada, remetendo a assinatura dos perfumes Le Male, em especial ao Ultra Male, porém de uma maneira menos intensa no aspecto açúcarado. Se você como consumidor não se importa que Iconique não seja nem original e nem único e gosta de fragrâncias que mesclam notas aromáticas, orientais e doces irá certamente gostar bastante desse.