30 de mai. de 2021

Suassuna Parfums Ruga Jasmeno - Avaliação Perfume

 


Ficou curioso? Adquira o discovery set por aqui: https://www.suassunaparfums.com.br/product-page/discovery-set-5x-5ml

Avaliação também disponível em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HQkZbE3Yk9A

Se talento passa de geração em geração na família certamente Nilton Suassuna foi abençoado pelo seu sobrenome, do qual é proveniente um dos maiores escritores da literatura brasileira, Ariano Suassuna. Nilton suassuna honra isso em sua estreia na perfumaria como perfumista indie - indie é o segmento da perfumaria dedicado a uma produção artesanal, onde o perfumista concebe tudo, da ideia a fórmula a apresentação final.

Mas não pense que artesanal nesse caso signifique amador. Nilton mostra um excelente trabalho na utilização da naturais e sintéticos para contar suas histórias e seus conceitos poéticos. Em suas cinco primeiras fragrâncias o perfumista e artista utiliza nomes em esperanto, uma ideia muito inteligente para transmitir que a perfumaria assim com o esperanto é uma língua univeral. Basta ser aprendida para ser entendida.

Ruga Jasmeno significa Jasmim vermelho em esperanto e seu conceito é simples e direto: dar uma conotação quente e de tonalidade vermelha à rainha sennsual das flores brancas. Para isso o perfumista utiliza um truque interessante, criar uma saída especiada quente que gire ao redor da canela, remetendo a canela em pau. Isso dá um aroma bem quente na saída e cria muito bem a impressão de vermelho.

Para mim a fragrância abre com a canela em evidência, equilibrada pelos cítricos sem que esses roubem a cena. A alcarávia ajuda a criar um contraste especiado bem interessante. Já na saída consigo sentir a amburana e a fava tonka criando um contexto amendoado e com algo meio de feno, um leve toque de grama talvez.

Na evolução o jasmim surge esplendoroso e bem sensual, amparado no lado narcótico do ylang-ylang. É interessante que Nilton utilize o neroli e alguma outra nota de maneira que um aspecto secundário fougere equilibra esse jasmim e não o torna muito feminino. Esse equilíbro entre facetas masculinas e femininas segue até a base, com o que me parece um toque de ambergris em meio a uma doçura discreta e um amadeirado oriental fino e elegante.

No site da marca é dito que numa primeira impressão Ruga Jasmeno pode parecer mais feminino principalmente por nós homens termos sido criados a associarmos flores com o público femininoi. Mas de fato sua fragrância pode funcionar bem para homens que curtem aromas extravagantes na linha do perfume Joop! Homme. Ruga Jasmeno foi uma grata surpresa para mim, um perfume floral muito sensual e cheio de facetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commentários/Comments