15 de jun. de 2021

Le Labo Santal 33 - Avaliação Perfume (A Vela que virou Perfume)


Avaliação em vídeo: https://youtu.be/YhXCgZZfW9U


Uma coisa que a Le Labo entendeu desde sua criação foi o quanto a perfumaria de nicho se tornaria uma experiência de Mise En Scène. Nesse caso o que é encenado é a experiência de criação e customização de uma fragrância, onde o usuário se sente num papel de participação apenas por ver o atendente misturar o perfume na frente dele e colocar seu nome no frasco.

Entretanto outro aspecto do sucesso da Le Labo foi trazer da perfumaria comercial o aprendizado necessário para criar fragrâncias com grande apelo popular e um certo ar de exclusividade. E um grande pragmatismo também. Foi assim que surgiu o perfume Santal 33.

Afinal, Santal 33 partiu de uma vela que a marca lançou, Santal 26. O Sucesso da vela foi tão grande que a fórmula foi revista pelo perfumista Frank Voekl para funcionar como um perfume comercial. No caso de Santal 33 não há certezas com relação a sua fórmula, apenas especulações. E partirei dessas especulações para explicar o grande sucesso de tal fragrância.

Ainda que a principal ideia de Santal 33 seja usar 33 ingredientes para criar a alusão de sândalo seu principal ingrediente é o Iso E Super, talvez um dos responsáveis por seu grande apelo popular. O Iso E Super é moldado ao redor do cedro e de sintéticos de sândalo e musk para criar uma experiência amadeirada mineral, transparente e de alta projeção. O cipriol/papiro serve como modificador do tema para acrescentar um leve toque exótico.Por cima dessa fantasia de sândalo é construído uma aura lactônica, cremosa e moderadamente atalcada onde Iris, Violeta e Cardamomo atuam de maneira principal. O Ambar é utilizado a partir do ambroxan para conver a ideia de um ambargris limpo, segunda pele e ajudar a conferir performance. Há um leve toque floral também que ajuda a criar luminosidade na composição. Maciez, rastro, luminosidade, aconchego e harmonia talvez sejam as principais características que transformaram uma vela em um perfume de grande sucesso, aliado é claro a fantasia da experiência customizada e personalizada.