27 de jun. de 2021

Memórias Olfativas - Renata Ashcar & Ekos Alma



Assim como minha vida pessoal minha jornada pela perfumaria tem sido marcada por momentos de descoberta e redescoberta. A perfumaria foi um pano de fundo para que eu pudesse fazer novas amizades que compartilhavam da mesma paixão que eu. Mas nem todas as amizades surgem no primeiro momento assim como nem todas as fragrâncias nos conquistam imediatamente.

A minha vinda ao Instagram renovou o meu contato com as pessoas no mundo da perfumaria e permitiu me aproximar de pessoas das quais eu antes não tinha muito contato. Eu sempre conheci a Renata Ashcar devido ao seu trabalho com a perfumaria, seja pelas viagens olfativas, pelos guias lançados ou por sua dedicação em ensinar de maneira acessível sobre essa arte que para muitos pode ser difícil e assustadora a princípio. Mas o fato é que mesmo que eu conhecesse a Renata antes do Instagram eu não a conhecia verdadeiramente.

A escolha de Ekos Alma é diferente de outras memórias olfativas pois aqui eu penso mais no simbolismo entre a Renata Ashcar e o perfume em si do que a recordação em si. Ekos Alma é uma prova da excelência da perfumaria nacional e do longo caminho que percorremos até sermos capazes de honrarmos nossas origens e termos orgulho da nossa perfumaria. Da mesma maneira a Renata representa a excelência da perfumaria brasileira e trilhou um longo caminho que muitas vezes não fica evidente visto que por trás de sua figura reservada há uma pessoa gentil e sensível que conquistou seu espaço no que a princípio parecia algo inóspito e difícil.

Apenas me dei conta disso ao conhecer mais da história da Renata no Instagram. Em um mundo sem Internet e sem acesso fácil a informação ela com muita dedicação e esforço levou a cultura olfativa a um país onde sempre valorizou a perfumaria sem necessariamente valorizar o ensino e educação. Mesmo em uma época onde conhecimento era restrito a Renata venceu barreiras e lançou livros e guias na nossa língua. A Renata sempre valorizou o que somos e se dedicou a fazer o seu melhor em uma indústria que muitas vezes é muito fechada e resistente a mudança. E é graças ao trabalho dela que pessoas como eu podem falar com paixão e liberdade sobre essa arte. A Renata representa nossa perfumaria com excelência e democracia e da mesma maneira que me orgulho de Ekos Alma me orgulho dela depois que tive a chance de conhecer melhor sua jornada e sua pessoa.