17 de jun. de 2021

Valentino Viegas Santal - Avaliação Perfume Contratipo (Le Labo Santal 33)



Adquira o decant com 5% de desconto usando o cupom PDDEGUIDO5:

Recomendo nesse caso o decant do Phebo Santalum para comparativo: 
https://guidodecants.com.br/produtos/santalum-phebo/

Com a economia em crise e os perfumes importados em valores altos devido ao dólar o mercado de contratipos tem florescido. Ainda que nem sempre as inspirações sejam 100% fiéis ao original muitas vezes elas entregam um produto muito bem feito e capaz de satisfazer o consumidor.

Em alguns casos, entretanto, há um porém: as empresas tem investido em trazer contratipos de fragrâncias de nicho ou fragrâncias exclusivas difíceis de serem encontradas. E nesses casos nem sempre o consumidor tem a chance de comparar ou saber o que ele realmente está comprando.

Em Valentino Viegas Santal a marca inspira-se no Le Labo Santal 33 e o termo inspiração se aplica bem nesse caso, pois a similaridade deixa a desejar. Em geral isso pode acontecer na saída do perfume porém aqui temos um problema de similaridade em todas as etapas da evolução. Algum elemento importante fica faltando e compromete a semelhança.

Na Pele Santal até vende melhor a fantasia e semelhança do Santal 33 que na fita olfativa. O cardamomo ajuda a criar a primeira impressão cremosa do original, porém nessa fase já falta a leveza floral e luminosa que não é declarada na pirâmide olfativa mas é um elemento importante.

A forma como a iris e violeta são trabalhadas aqui também distorce o cheiro, com a iris tendo um aspecto vegetal e terroso que inexiste no original. Na base o tipo de sândalo é coerente com o sândalo do Santal 33, porém há a forma como o musk e os outros elementos sintéticos são trabalhados criam um aroma de sabonete limpo na pele que também não existe no original.Essa impressão de sabonete acaba suavizando na pele e dando espaço para um sândalo mais discreto e próximo ao original, porém isso demora algumas horas para que aconteça. 

Tirando a inspiração, Valentino Viegas Santal tem o seu caminho próprio e seu valor, trazendo uma fragrância limpa e aconchegante. Porém como contratipo fidedigno seu cheiro deixa a desejar. Para quem não conhece o original e deseja ter um ponto de comparação o Phebo Santalum é um dos que mais se aproximam do Santal 33. Comparem com o da Phebo e vocês perceberão como a diferença é grande aqui.