5 de jul. de 2021

A Perfumaria Pelo Perfumista Pablo Lizárraga - Como é criado um Perfume? Parte 2


Sobre o Autor:

Pablo Cioccari Lizárraga é um perfumista brasileiro formado em Grasse. Seu instagram é recheado de postagens interessantes relacionadas a perfumaria a materiais da perfumaria. Essa postagem é uma série que foi feita por ele em seu instagram e que ainda que seja denominada de Briefing explica bastante do processo criativo da perfumaria. Vale muito a pena segui-lo para saber mais sobre esse fascinante mundo: @perfumerpablolizarraga



Os Perfumistas e Avaliadores


Depois de passado a ideação e brainstorming é o momento no qual o projeto de criação de um perfume tem a sua equipe formada. E cada projeto demanda um tipo específico de profissional.

Os avaliadores são os responsáveis por conduzir os perfumistas na criação ou desenvolvimento do projeto. Eles farão o link entre o que está no briefing, o cliente, a fragrância e o que é conhecido em relação àquele mercado. A tarefa do avaliador é conduzir o perfumista na criação para que o projeto final reflita o pedido pelo cliente e seja viável tanto comercialmente como olfativamente.

Assim como os perfumistas, os avaliadores trabalham por categoria. Ou seja, um é mais focado em Fine Fragrances, outro mais em Hair Care, e assim por diante.





Processo de composição e pesagem da fórmula


Com o auxílio dos avaliadores e tendo passado pelas etapas anteriors do projeto é hora então do perfumista começar o processo de criação da fórmula. Após o perfumista escrever a fórmula, seu assistente irá pesar item por item com atenção e precisão. Se houver qualquer erro a fórmula deverá ser pesada novamente. É uma relação de extrema confiança.

Após a pesagem, a fragrância é aplicada na base (álcool, creme, pó etc) e porcentagem correspondente.

No dia seguinte à aplicação, após 1 dia (mínimo) de maceração, avaliadores e perfumistas avaliam e discutem o que pode ser melhorado, se está conforme o Briefing e se é comercial. Neste processo também avaliam-se explosão (difusão), sillage (rastro) e lasting (duração), conforme o que é esperado para o produto final.

Os avaliadores então escolhem das diversas variações criadas qual é a mais adequada ao briefing, sendo esta então enviada para a avaliação do cliente. Muitas vezes são trabalhados 2, 3 projetos para a mesma fragrância ao mesmo tempo, do mesmo perfumista ou de outros.

Devido as diversas etapas de avaliação e modificações um projeto de composição pode ter mais de 100 pesagens diferentes de fórmula.