21 de jul. de 2021

In The Box Homine Optimum - Avaliação Perfume Contratipo (Le Male Parfum)


Adquira o decant com 5% de desconto usando o cupom PDDEGUIDO5:
https://guidodecants.com.br/produtos/homine-optimum-le-male-le-parfum-in-the-box/


Perfume certamente é uma questão de pele por mais que ainda não tenhamos compreensão total do motivo pelo qual isso acontece. Seja uma questão de composição química da pele ou até mesmo das características corporais que mudam a física/evaporação do perfume, o fato é que não é possível determinar precisamente a experiência que outra pessoa terá com uma fragrância.

Isso fica ainda mais evidente com os contratipos, visto que no caso deles temos uma base de comparação para partir, uma fragrância que em sua teoria seria muito parecida com outra mas onde mudanças mínimas podem influenciar justamente na percepção e química na pele. Me peguei pensando isso enquanto avaliava Homine Optimum.

Inspirado no perfume Le Male Parfum, Homine Optimum tem tido um grande grau de aceitação como uma alta similaridade com a fragrância original, seja pelos influenciadores ou pelo público em geral. Minha experiência entretanto me deixa frustrado. É um daqueles casos onde o 1% de diferença que é percebido pela pessoa que usa acaba não satisfazendo completamente.

Homine Optimum reproduz bem os blocos olfativos do Le Male. A Lavanda é fresca, cremosa, levemente floral e aromática. A iris se mostra atalcada na medida, refinada e sem exageros entre as facetas atalcadas ou terrosas. Porém parece que o aspecto ambarado/oriental fica devendo. É como se faltasse alguma especiaria e algum musk ou material amadeirado na base que torna o original um pouco mais exótico e marcante para mim. Eu sinto falta desses aspectos em Homine Optimum e é justamente isso que me frustra aqui, principalmente quando esperava uma reprodução perfeita do original. Se essas expectativas não são levadas em conta essa fragrância certamente agrada muito e performa bem. Mas como disse no começo, cada pele influencia de maneira diferente e é sempre bom levar isso em conta na escolha/avaliação de qualquer contratipo.