16 de jul. de 2021

Paco Rabanne, Por quê Phantom?


Primeiras impressões em vídeo: https://youtu.be/uFyxQf0oDEA

Ao receber em primeira mão o novo perfume da paco rabanne, eu fiquei intrigado com o nome escolhido. Phantom em inglês significa fantasma. O que isso teria a ver com a fragrância? Resolvi pesquisar mais a etimologia da palavra (etimologia é o estudo da origem e evolução das palavras).

É interessante pensar que com Phantom a Paco Rabanne trabalha um conceito de perfume 2.0, que reflete a revolução industrial 4.0, que é pautada na internet das coisas, inteligência artificial e realidade aumentada. Os 3 conceitos estão refletidos nessa fragrância.

Mas então, pq do nome? Phantom vem do francês Fantosme e é baseado no grego Phantasma, Phantasma e Phainein. Phainein significa aparecer. Phantazein significa 'tornar visível'. Phantasma então significaria algo que aparece, se torna visível.

Em torno de 1300 um novo significado surge para a palavra, que fantome seria "uma ilusão, algo irreal". Tanto que uma das definições atuais do dicionário Oxford é a de uma imagem que aparece apenas na mente. Uma ilusão. Algo sentido, ouvido ou visto mas que não tem realidade física.

Ou seja, a Paco Rabanne ao explorar o conceito de inteligência das coisas e da realidade aumentada vai na raiz do que isso significa: uyma grande ilusão, algo que se projeta na mente sem um corpo. E não seria a perfumaria em si no fim das contas um grande fantasma? Um nome e conceito brilhante para a ideia retratada.